Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Lei que obriga instalação de captadores de água da chuva é inconstitucional

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 7 anos

    O pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) considerou, à unanimidade dos votos, inconstitucional a Lei nº 3992/2016, da Câmara Municipal de Guarapari, que institui a obrigatoriedade de instalação de captadores de águas da chuva em todas as coberturas das edificações municipais, assim como prevê a execução do sistema de coleta e tratamento de água reutilizada.

    A Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) foi interposta pela Prefeitura Municipal de Guarapari que afirma que esta lei só poderia ser editada por meio de apresentação de proposta pelo prefeito que detém a iniciativa exclusiva para propor leis que dizem respeito à regulamentação de serviços públicos.

    Além disso, a proposta afetaria também as edificações de propriedade da municipalidade, resultando em um aumento de despesa sem estimativa de impacto financeiro em seu orçamento, o que também é vedado por lei.

    Em seu voto, o relator do processo, desembargador Fernando Estevam Bravin Ruy, seguiu decisão anterior do Pleno que entendeu que toda lei municipal de iniciativa do Poder Legislativo que disponha sobre matéria de competência exclusiva do Chefe do Poder Executivo, deve ser declarada inconstitucional.

    Ainda de acordo com o magistrado, a Câmara Municipal informou que não foram realizadas audiências públicas para debate popular sobre a referida lei. Dessa forma, o relator entende que fere a Constituição do Estado do Espirito Santo.

    “Cumpre salientar que os sistemas de coleta, disposição e drenagem de águas pluviais se inserem no rol das políticas sobre saneamento básico, na forma do artigo 244, § 3º, inciso II, alínea c, da Constituição do Estado do Espirito Santo, de modo que se faz necessária a participação popular para o estabelecimento das diretrizes e da política de saneamento básico dos Estados e do Município”, destacou o desembargador.

    Portanto, para o Relator, a Lei feriu a competência reservada ao Poder Executivo e houve violação ao princípio da democracia participativa, justificando a inconstitucionalidade da lei.

    • Publicações48958
    • Seguidores671
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações97
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-que-obriga-instalacao-de-captadores-de-agua-da-chuva-e-inconstitucional/443707409

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)