Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Leia a segunda parte do discurso de Vargas

    Publicado por Folha Online
    há 12 anos

    FABIO VICTOR

    MARÇO RODRIGO ALMEIDA

    DE SÃO PAULO

    Leia a continuação da íntegra do discurso de formatura de Getúlio Vargas.

    No texto datilografado que está nos arquivo da FGV há trechos rabiscados e/ou incompreensíveis, os quais serão identificados abaixo com espaços pontilhados.

    Colaborou Sonia Maria Bertochi

    *

    O fanatismo religioso que foi a razão de sua grandeza, é hoje a trama inextricavel que lhe servirá de sudario. Mesmo as nacionalidades actuaes não podem alcandorar-se a sobranceira inegualavel d'uma orgulhosa superioridade. Os Allemães que repellem os polacos para Leste impondo-lhes a sua differenciação ethnica, e absorvendo-lhe o territorio, vem por sua vez recuando do Tyrol, assimilado pela expansão da cultura Italiana e emigrados para os Estados Unidos, desnacionalisam-se fundindo-se no typo Yankie. O Brazil ainda não é uma nacionalidade. Está mesmo longe de o ser. Vivemos da absorção da cultura extrangeira, economicamente dependendo das nações extrangeiras que manufaturam a materia prima de nossas industrias. Imitamos a litteratura creada pelos europeus, estudamos a sciencia por elles elaborada e vulgarisamos a philosophia que elles pensam. Na vida brasileira trava-se uma lucta sombria procurando o equilibrio e a integração do typo nacional.

    Diz Graça Aranha: "Ha uma tragedia na alma do brasileiro, quando elle sente que não sedesdobrará mais até o infinito. Toda a lei da creação é crear a propria semelhança... E a tradição rompeu-se, o pae não transmittirá mais ao filho a sua imagem, a lingua vae morrer, os velhos sonhos da raça, os longiquos e fundo desejos da personalidade emudeceram, o futuro não entenderá o passado." É desolador scepticismo do brilhante romancista. Os povos se desnacionalisam por causas complexas como a preeminencia da lingua, da cultura, da lingua, dos costumes e tradições, pelo numero dos invasores, pela diversidade de ideas e sentimentos doutro povo. O Brazil é um paiz novo achando-se ainda no periodo retardado em que o organismo somente absorve e assimila, para depois produzir. Mas já actualmente possuimos demonstrações brilhantes de aptidão e capacidade em todo so ramos da actividade humana, realidades insophismaveis que são garantias seguras de exito futuro. A lucta impõe-se e impossivel é recusalao isolamento é a morte. Abramos os braços ás grandes correntes emigratorias que procuram o trabalho e a felicidade na riqueza superbundante do nosso solo. Acceitemos a lucta franca, lucta sem treguas coagindo-os a vir colaborar em nossa cultura, a interessar-se pelo nosso progresso, a amar as gloriosas tradições da historia brasileira. Nós venceremos porque somos os mais numerosos e os mais aptos pelas condições maiores em o meio cosmico. A instrucção é a cultura do espirito desenvolvendo as faculdades intellectivas para o conhecimento das condições especiaes do paiz e o interesse civico pelas suas instituições é um dos mais poderosos elementos de nacionalisação. A instrucção pública primaria que nem sempre tem obtido a merecida solicitude por parte dos governos, sendo de justiça assignalar-se entre honrosas excepções o Rio Grande do Sul, onde de accordo com a mensagem passada ha mil e muitas escolas providas absorvendo quase tres quintas partes da renda annual.

    Deve ser, porém de rigor ensinar-se a lingua nacional que no conceito de Novocow - é a synthese expontanea das faculdades mentaes d'um povo. Dessa riquissima lingua portugueza cuja grande plasticidade de expressão formou escriptores ao molde de Ruy Barbosa, Euclydes da Cunha, Raul Pompeia e Machado de Assis, manejando a penna como quem trabalhasse a burl formas estatuarias. É em essa argamassa que havemos de plasmar a nossa nacionalidade vindoura, integra e poderosa. Os velhos sonhos da raça, os fundos desejos da personalidade não se esbaterão de encontro a rigida impassibilidade da esphynge do futuro scindindo a ligação com o passado. A consciencia nacional ha de integrar-se n'uma espiral luminosa, pela uniformisação dessa trajectoria que vimos percorrendo de 7 de Abril á 13 de Maio, da guerra do Paraguay á 15 de Novembro, onde é patente uma explosão victoriosa da medulla nacional dilatando a existencia dessa fecunda elaboração subterranea e que se poduz na alma dos povos. Era a alma brasileira, alma erratica, lyrica e sonhadora transmudando-se em vibração epica, como os velhos guerreiros gaulezes, cujos escudos, sob a refracção do sol das batalhas oscillam em movimentos rithmicos, acompanhando o canto laudatorio ao Deus da guerra que é a synthese da alma batalhadora da Patria.

    A celeridade da vida contemporanea, sedenta de emoções desde que se surge já não se coaduna mais com a permanencia dos liames constructores de familias patriarchaes. E, da mesma forma que se não afere hoje as realções de amisade entre os povos pelos vinculos consanguinimidades das casas principescas reinantes.

    Tambem não predominan as affinidades de raça como padrões de sympathia e causas de aproximação nas relações internacionais.

    A feição dessas relações caracterisa-se pela intensidade da lucta economica e pelas exigencias intellectuaes da vida contemporanea. O apparente desinteresse na permuta de cortezias entre dois Estados é, a mais das vezes, a pesquiza de um mercado consumidor para a produção superabundante. Ha muito mais cordialidade de relações entre o Brazil e os Estados Unidos, do que, por ex. entre aquelle e a Hespa...

    Ver notícia na íntegra em Folha Online

    • Publicações59868
    • Seguidores38
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações65
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/leia-a-segunda-parte-do-discurso-de-vargas/3121494

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)