Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Leia trechos do diário de Carlos Sussekind (pai)

    Publicado por Folha Online
    há 14 anos

    DE SÃO PAULO

    Os diários do jurista carioca cobriram mais de 30 anos de vida política e privada brasileira. Seu filho, Carlos Sussekind, inspirou-se nas dezenas de milhares de páginas para a construção de sua obra de ficção.

    Leia abaixo os trechos transcritos de alguns dias de setembro de 1943.

    05.09.1943 seg.

    O dia é de feriado municipal. É, ou deveria ser. Data da fundação da Cidade do Rio de Janeiro. Mas, ao que parece, o Governo Municipal não se apercebe disso. Qualquer fasto local é uma afronta à Unidade Nacional. Separatismo...

    Saio de casa às dez e meia. Encontro-me com o Romão às onze. Vamos à Imprensa Nacional. Ao meio-dia, estamos livres da tarefa de rever o Relatório da Procuradoria, de 1943. Almoçamos num restaurante da Praça Mauá. Bem, mas caríssimo.

    À uma e pouco, na Procuradoria. Trabalho intensamente até depois das cinco. Despacho muito. Converso muito. Aborreço-me muito. A nota do dia foi o novo recado do Romão a respeito da minha "aspereza" nos pareceres. Os desembargadores estariam estranhando. Não gosto da observação. Em todo caso, replico que antes ser rigoroso demais do que pecar por frouxidão. Ele concorda, mas pede que eu modere os meus pronunciamentos. - Não se apaixone, não se exalte, a gente pode dizer tudo o que quer sob uma forma hábil...

    Saio, às cinco e meia, com o Pinto Amando, advogado de ofício. Depois, encontro o Mem e o Maurício Rabelo.

    Em casa, às seis e meia. Jantar com Mamãe. Alegre. Depois, o Caíco experimenta um jogo novo - a "bagatela", com que o presentearam no Bennett. Adorável.

    Vou levar Mamãe e Ana Maria. Volto às dez horas. Ainda leio e escrevo até as onze. Durmo às onze e meia.

    21.09.1943 ter.

    Mais um dia ambíguo. De sol frio. Fraco. Provavelmente fará calor à tarde, porque está nublado. Mas o sol promete.

    Começo a trabalhar às sete e meia. Acordo às seis e vinte. Mas faço outras coisas. Jogo a "bagatela" com o Caíco. E nisso vai-se mais de uma hora...

    Consigo despachar sete processos até as onze horas. Saio ao meio-dia. Chego à Procuradoria à uma hora. Trabalho até as cinco. Sem grandes aborrecimentos, é certo. Mas com muitas visitas.

    Às cinco e meia vou à Academia Carioca. Sessão simples, no Conselho Municipal, 3o. andar. Falatório do Afonso. Indicação do Martins de Oliveira para uma herma a Moacir de Almeida.

    Recitativo do Lemos Brito de um poeta português - Marcelo Matias.

    A sessão termina às sete. Chego em casa às oito. Janto rapidamente.Vou, com Gilda, às dez ao cinema Astória, ver Esta terra é minha. Gostamos muito. Em casa, de volta, à meia-noite e tanto.

    22.09.1943 quar.

    Acordo às seis e meia. O dia está incerto. Quente, embora não muito. Nublado. Suspeito.

    Trabalho até as onze e meia. Consigo despachar nove processos.

    Saio ao meio-dia e pouco. Hoje, não é dia de ir à Procuradoria. Vou, primeiro, ao escritório do Francisco Chermont. Depois, seguimos, juntos, ao do Haeckel de Lemos. Pretendíamos liquidar o caso da presidência da Sociedade de Criminologia, que me querem impor à viva força. Mas não encontramos o homem. Percorro, depois, as livrarias. Consigo compra uma tradução da História de um crime de Vitor Hugo, que o Edgar apresenta como um "simile" perfeito da nossa época atual. É trabalho português. Mas, como está encadernado, e o preço é conveniente, me decido. Demoro-me a compulsar várias coleções modernas, que desconhecia. E, no Freitas Bastos, me interesso por alguns livros de Direito. Incrível, um Tratado de Direito Administrativo do Temístocles Cavalcanti em cinco volumes! Como esta gente escreve! Aliás, em castelhano, vejo um livro de 640 páginas sobre Apropriação indébita. Será possível?

    Venho para casa antes das...

    Ver notícia na íntegra em Folha Online

    • Publicações59868
    • Seguidores38
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/leia-trechos-do-diario-de-carlos-sussekind-pai/2246486

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)