Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Lesões na ponta dos dedos não atrapalham a identificação biométrica

    Desde 25 de fevereiro deste ano, a Justiça Eleitoral do Distrito Federal vem recadastrando os seus eleitores em um novo sistema de identificação utilizando as impressões digitais.

    Como em toda mudança de procedimento, é natural que a população tenha algumas dúvidas relacionadas a situações imprevisíveis que possam comprometer a utilização da nova sistemática no momento de se identificar no dia das eleições gerais de 2014.

    Uma delas é a lesão nas pontas dos dedos. O eleitor pode questionar: caso a pessoa sofra um corte no dedo antes do momento da votação, sua identificação será comprometida? A resposta é negativa.

    Exceto em casos graves (que deixam cicatrizes), a impressão digital se recupera normalmente dos cortes voltando ao mesmo desenho anterior. E, mesmo que no momento da votação haja cortes e até cicatrizes, a impressão digital será reconhecida normalmente. O sistema de identificação biométrica pelas digitais funciona com o reconhecimento de 13 pontos na impressão enquanto a digital tem em média 50 pontos, o que é mais que suficiente para a realização do procedimento.

    Todavia, para assegurar ainda mais a eficiência do procedimento, apesar de apenas uma digital ser suficiente para a identificação, todos os dedos do eleitor são escaneados. Assim, se houver problemas com a primeira digital (polegar), as outras poderão ser utilizadas.

    Biometria

    O recadastramento eleitoral com coleta de dados biométricos é obrigatório, e totalmente gratuito, para todos os eleitores do Distrito Federal, incluindo aqueles já alistados aos quais o voto é facultado – maiores de 70 anos, analfabetos e maiores de 16 e menores de 18 anos.

    Para agendar o atendimento, basta acessar o site do TRE-DF ou ligar no telefone 3048-4000. É importante que aquele que não puder comparecer no dia e horário agendados realize o cancelamento no site do TRE, de modo a liberar a vaga para outra pessoa.

    • Publicações1688
    • Seguidores284512
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1536
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lesoes-na-ponta-dos-dedos-nao-atrapalham-a-identificacao-biometrica/100626445

    Informações relacionadas

    Amanda Del Canale Pereira, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Qual é a ordem de sobrenome dos filhos?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)