Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Letras de alunos da rede estadual sobre sexualidade são transformadas em funks

    há 15 anos

    Por Ascom da Secretaria de Educação

    Chegaram ao fim, no último domingo (21/12), no West Show, em Campo Grande, as apresentações dos alunos classificados no Concurso Música e Sexualidade . O festival faz parte do programa Verdade ou Conseqüência , uma parceria da secretaria Estadual de Educação com a Furacão 2000. O projeto foi criado para saber o que os jovens pensam sobre sexo e também para facilitar o debate franco e responsável entre professores e alunos a respeito do tema.

    O concurso foi aberto aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da rede estadual. Eles tiveram que escrever letras de música que abordassem temas como uso de preservativos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e métodos contraceptivos.

    Mais de 300 letras foram inscritas. Destas, 66 foram selecionadas e transformadas em funks pela equipe da Furacão 2000. Os alunos ''''compositores'''' têm a oportunidade de mostrar sua música, acompanhados por artistas da companhia, durante shows da Furacão com entrada gratuita.

    - A parceria com o grupo Furacão foi essencial. Os alunos ficaram empolgadíssimos com a possibilidade de ter suas letras gravadas por eles. Esse projeto foi uma idéia do governador, que quer aproximar a secretaria de Educação dos jovens. Então, nada melhor do que promover o debate sobre sexualidade através da linguagem do funk, gênero musical que muitos estudantes gostam e se identificam - explica a secretária de Educação, Tereza Porto.

    As músicas mostram que esses jovens estão atentos e pensando em se proteger de doenças, principalmente do HIV, e em evitar a gravidez precoce. A letra de Leandro Fonseca, do C.E. Vera Cruz (São João do Meriti), deixa isso claro:

    "Eu sei que é muito bom beijar na boca e namorar

    Mas se for na hora errada isso pode atrapalhar

    Mulher, use anticoncepcional

    Mano, use camisinha

    Não é vergonha comprar, não é vergonha usar

    E assim uma doença você nunca vai pegar"

    As meninas também mandaram seu recado. Para Ana Caroline, da E.E. Capitão Joaquim Quaresma de Oliveira (Nova Iguaçu), esperto é quem se protege.

    "Transa é coisa séria, não é bobagem não!

    Transar sem camisinha é só pra vacilão

    Tem que ser mais esperto, não se prejudicar

    Doenças tão aí querendo te pegar"

    O empresário Rômulo Costa, criador da Furacão 2000, aprovou a iniciativa.

    - É uma festa maravilhosa. Com essa parceria com a secretaria de Educação, todos ganham. Os jovens precisam ter consciência. Sexo, só seguro.

    O projeto foi composto de três partes: capacitação de professores para entender as questões dos jovens e saber como respondê-las; encontros entre estudantes, professores e especialistas no tema, chamados Jornada nas Escolas e organizados em parceria com a MTV; e seleção das letras musicais criadas pelos jovens da rede estadual de ensino público, com coordenação da equipe Furacão 2000.

    O concurso Música e Sexualidade tem caráter exclusivamente cultural e educativo, não vinculado à sorte ou subordinado à aquisição de qualquer produto ou ao uso de qualquer serviço ou pagamento adicional por parte dos participantes e/ou contemplados.

    • Publicações1435
    • Seguidores151
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações104
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/letras-de-alunos-da-rede-estadual-sobre-sexualidade-sao-transformadas-em-funks/443557

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)