Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Licença-maternidade e paternidade para advogados

    Publicado por Espaço Vital
    há 8 anos

    A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal aprovou um projeto de lei que altera o novo Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/15) para estipular a suspensão dos prazos no processo por 30 dias quando a única advogada de alguma das partes tiver um filho; ou por oito dias no caso de o único advogado de uma das partes se tornar pai.

    A mesma regra vai valer para adoções. Como tramitava em caráter conclusivo, a proposta segue agora para análise no Senado. Se aprovado, irá à sanção presidencial.

    A medida visa conceder licença-maternidade e paternidade para advogados que trabalham por conta própria, e que pela dinâmica do Judiciário não têm como gozar desse benefício. Para que o prazo seja suspenso, o cliente deverá ser formalmente cientificado.

    O relator da proposta, deputado Delegado Éder Mauro (PSD-PA), reuniu todas as sugestões em um substitutivo, e fez uma complementação de seu parecer, negociando até o último momento o texto final. Ele reconheceu que “a carreira advocatícia é marcada por prazos exíguos e longas jornadas de trabalho, e é um grande desafio conciliar essa carreira com a maternidade, por isso queremos garantir esse direito”.

    Algumas outras medidas foram incluídas no texto final, como a preferência de sustentação oral e de prioridade nas pautas de julgamentos, durante sessões para advogadas que estejam grávidas. Além disso, as grávidas ou lactantes serão dispensadas de passar por raios-x e detectores de metal, e devem ter vaga especial de estacionamento nos tribunais.

    Enquanto durar a amamentação, a mãe também deve ter direito a creche, quando houver, e a local adequado para cuidados com bebês. (Com informações da Agência Câmara).

    • Publicações23538
    • Seguidores515
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/licenca-maternidade-e-paternidade-para-advogados/383090102

    Informações relacionadas

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 5 anos

    Suspensão do prazo recursal por licença-paternidade do advogado pode ser comprovada na interposição do recurso

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Título II. Da Suspensão do Processo

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 13 anos

    Há hierarquia entre as leis federais, estaduais, municipais e distritais?

    Murilo Lima, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Petição de Solicitação de Redesignação de Audiência

    Pensador Jurídico, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Pedido de Licença Paternidade

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)