Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Licença médica de servidora não impede o direito a férias

    Publicado por COAD
    há 9 anos
    Uma analista tributária da Receita Federal do Brasil (RFB) assegurou o direito ao gozo de férias através de mandado de segurança contra o órgão, que havia aplicado o cancelamento devido ao afastamento involuntário da servidora para tratamento de saúde. A decisão é do juiz federal José Henrique Prescendo, titular da 22ª Vara Federal Cível em São Paulo/SP.

    Segundo a autora, após retornar de sua licença médica, no período compreendido entre 19/4/2013 a 28/1/2014, foi informada sobre a perda do direito de férias dos exercícios de 2012 e 2013, e que a medida inconstitucional aplicada seguiu a Orientação Normativa 02/2011 da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério da Fazenda, que dispõe sobre as regras de férias.

    A lei 8112/90, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos da União, determina que o período de licença saúde deve ser computado como período aquisitivo de férias, justamente por ser considerado como efetivo exercício, e que é permitido a cumulação de férias sendo limitada em até dois períodos.

    As licenças médicas concedidas à servidora impediram o gozo e inviabilizaram o agendamento das férias em conformidade com o que é estabelecido pela Orientação Normativa. Segundo José Henrique, “infere-se, portanto, que a referida Orientação Normativa dispõe de maneira diversa, impossibilitando qualquer cumulação ao determinar que as férias integrais ou o último período, em caso de parcelamento, tenham início até o dia 31 de dezembro do exercício correspondente à sua aquisição”.

    Por fim, o juiz anulou o ato que determinou a perda das férias da servidora e decidiu que cabe à administração optar entre conceder o período de descanso ou indenizá-lo se assim for da conveniência do serviço público.

    “Fato é que a orientação normativa supramencionada não pode sobrepor-se à Lei 8112/90, restringindo e retirando direito que é legal e constitucionalmente assegurado ao servidor, no caso, o gozo de férias”, disse o magistrado. (KS)

    Processo: 0009002-17.2014.403.6114

    FONTE: TRF-3ª Região
    • Publicações40292
    • Seguidores1093
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6339
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/licenca-medica-de-servidora-nao-impede-o-direito-a-ferias/184253227

    Informações relacionadas

    Marcos Nero, Estudante de Direito
    Artigosano passado

    A impossibilidade de perda do direito às férias pelo servidor público em virtude de licença para tratamento de saúde.

    Marceli Rodrigues, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Atestado médico durante as férias do empregado suspende ou interrompe o período?

    CRISTIANA MARQUES ADVOCACIA, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    Servidor em licença médica de até no máximo dois anos não perde direito de usufruir férias não gozadas

    Empregador não pode conceder férias a trabalhador afastado para tratamento de saúde

    Licença para tratamento de saúde deve suspender período de férias

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Sou funcionaria pública municipal serviços gerais na escola peguei licença saúde em setembro a março de 2024 tenho direito de receber o terço de férias do ano em que peguei a licença saúde continuar lendo