Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Licitação do Hospital Federal de Ipanema deverá ser revista

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 8 anos

    O Tribunal de Contas da União (TCU) analisou a ocorrência de irregularidades na condução do pregão eletrônico 7/2015, promovido pelo Hospital Federal de Ipanema (HFI). A licitação teve por objeto a contratação de serviços continuados de nutrição e alimentação hospitalar, com valor anual estimado de R$ 8,7 milhões.

    O pregão encontra-se suspenso, em decorrência de liminar em virtude de decisão judicial. Na decisão da última quarta-feira (10), o TCU analisou representação na qual foi alegado que a licitante vencedora teria usufruído de forma indevida das prerrogativas reservadas às empresas de pequeno porte, uma vez que não reuniria as condições necessárias para enquadrar-se como tal.

    De acordo com o balanço de resultado econômico da vencedora, a receita bruta da empresa alcançou, no ano-calendário de 2014, valor superior ao permitido em lei para que ela fosse considerada empresa de pequeno porte no exercício de 2015.

    O TCU concluiu, assim, que a licitante vencedora utilizou-se de procedimentos fraudulentos. Além de apresentar declaração falsa, ela deixou de solicitar a mudança de enquadramento legal à Junta Comercial e de regularizar sua situação junto à Receita Federal.

    Devido à ocorrência de fraude à licitação, o tribunal declarou a inidoneidade da empresa para participar de licitações da Administração Pública Federal pelo período de seis meses.

    Além disso, visto que a decisão judicial de suspensão do certame facultou ao pregoeiro a revisão do ato de habilitação, o TCU deu prazo de quinze dias para que o Hospital Federal de Ipanema adote as medidas necessárias para anular o ato de habilitação dessa empresa, excluindo-a do certame.

    O relator do processo é o ministro Bruno Dantas.


    Serviço:
    Leia a íntegra da decisão: Acórdão 2058/2016 - Plenário
    Processo: 000.469/2016-5
    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/licitacao-do-hospital-federal-de-ipanema-devera-ser-revista/373054277

    Informações relacionadas

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 7 anos

    Qualificação errada não impede que empresa participe de licitações públicas

    Ponto Jurídico, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Revisão legal do valor de enquadramento como ME e EPP não afasta crime de informação falsa em licitação

    Priscilla Vieira, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Desenquadramento Ficto da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte na Nova Lei de Licitações

    Marcos Antonio da Silva, Consultor Jurídico
    Artigoshá 6 anos

    Declaração Falsa em Pregão Eletrônico

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)