Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Líderes terão de definir como apreciar vetos presidenciais

    Publicado por Senado
    há 11 anos

    Além de definir se votarão primeiro o Orçamento da União para 2013 ou os vetos presidenciais, os líderes partidários precisarão chegar a um entendimento, nos próximos dias, sobre outra questão polêmica: como colocar em votação os mais de 3200 vetos a dispositivos de 205 projetos de lei enviados à sanção presidencial. Desse total, 140 vetos referem-se ao Projeto de Lei do Senado 448/11, que regulamenta a distribuição à União, aos estados e aos municípios dos royalties derivados da produção de petróleo.

    Ao final da reunião de lideranças realizada nesta terça-feira (5), no gabinete da presidência do Senado, o líder do DEM na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO), defendeu não só a prioridade aos vetos, em relação ao Orçamento da União, mas também a votação de todos eles em apenas uma sessão do Congresso Nacional.

    – Poderíamos votar todos os vetos em bloco, com exceção de cinco ou seis que seriam definidos pelas lideranças e teriam votação individual – propôs Caiado.

    Entre os cinco ou seis projetos vetados, segundo a proposta da oposição, deverá estar o que regulamenta a distribuição de royalties. Ao sancionar o projeto, no final do ano passado, a presidente Dilma Rousseff vetou os dispositivos que prejudicariam os estados produtores de petróleo, especialmente Rio de Janeiro e Espírito Santo, com a redistribuição de royalties obtidos inclusive na produção de poços licitados anteriormente, sob o regime de concessão.

    Também presente à reunião, o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), afirmou que a prioridade do Congresso neste início de 2013 deve ser a votação do Orçamento da União.

    – Não estamos discutindo os vetos agora – disse Eunício.

    Segundo o artigo 104 do Regimento Comum do Congresso Nacional, deve ser criada uma comissão mista de três senadores e três deputados para analisar cada veto presidencial. A comissão terá prazo de 20 dias para apresentar seu relatório, a ser submetido ao Plenário. Além disso, é necessário levar em conta a cronologia da leitura dos vetos presidenciais. Ou seja, os vetos mais antigos devem ser votados primeiro.

    Para que a votação individual de cada um dos vetos não acabe paralisando as demais atividades do Congresso, existem algumas alternativas em estudo. Entre elas a que prevê a elaboração de um calendário de votações, com pauta pré-definida, e a análise em bloco de vetos presidenciais – apesar de blocos menores, de 100 a 200 vetos em cada sessão conjunta. Outra alternativa, como relatou Caiado, é a de votar a maioria dos vetos em bloco, deixando apenas alguns para serem apreciados individualmente.

    • Publicações54073
    • Seguidores268525
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações86
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lideres-terao-de-definir-como-apreciar-vetos-presidenciais/100328765

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)