Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Liminar isenta deficiente de tributos

    há 13 anos

    Decisão liminar, proferida pelo juiz Geraldo Claret Arantes, da comarca de Pedro Leopoldo, concedeu a um deficiente físico de Sete Lagoas isenção tributária de ICMS e IPVA para a compra de veículo automotor. A decisão, concedida em mandado de segurança, declarou inconstitucional a discriminação feita pela Lei 11.651/91, especialmente em seu artigo 94, parágrafo 1º, que isenta da incidência de tributos apenas os deficientes que forem motoristas.

    Para o magistrado, o deficiente físico ou mental, e não o motorista de veículo automotor, é o destinatário da norma da isenção tributária, ou seja, o Estado dá a eles um benefício social, levando em conta os princípios constitucionais da proteção às pessoas portadoras de limitações ao exercício de sua plena cidadania.

    O autor, representado por seu curador, recorreu à Justiça após ter seu pedido de isenção de tributos para a compra de veículo negado pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais e pela chefe da Administração Fazendária/2º Nível Sete Lagoas, apesar de haver lei estadual concedendo o benefício (Lei 15.757/05) e dos preceitos da Constituição Federal.

    Ao conceder o pedido, o juiz Geraldo Claret argumentou que “a discriminação imposta pela lei -ou seja, de conceder a isenção fiscal a deficientes que dirijam, excluindo os que não possam dirigir- fere não só a Constituição Federal, mas ao mesmo tempo os mais elementares conceitos de cidadania e de justiça social”, destacou o juiz. “A lei, ao fazer a odiosa discriminação, sonega aos que não podem dirigir, ou seja, aos que mais demandam o exercício da cidadania e acesso à saúde e lazer, o mesmo direito”, completou.

    Ao conceder a segurança, liminarmente, o magistrado considerou o direito líquido e certo do impetrante, assim como o perigo na demora da concessão da jurisdição, uma vez que atinge direitos ligados à preservação da vida, da saúde e do direito de ir e vir do autor.

    O juiz fixou multa diária em caso de descumprimento da decisão liminar e intimou a Secretaria de Estado da Fazenda e a autoridade fazendária a prestarem informações em dez dias.

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

    TJMG - Unidade Goiás

    (31) 3237-6568

    ascom@tjmg.jus.br

    • Publicações11204
    • Seguidores1722
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/liminar-isenta-deficiente-de-tributos/2530779

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)