Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Liminar reconhece direito de estudante acessar redação corrigida do Enem

    há 11 anos

    Brasília, 10/01/2013 - A Defensoria Pública da União conseguiu, na quarta-feira (9), decisão liminar favorável para uma estudante de Bagé (RS) ter acesso ao espelho de correção de sua prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e interpor recurso contra a nota atribuída. A ação também garantiu a suspensão do prazo de inscrição e da divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SISU) até que os pedidos de vista e de revisão da correção sejam atendidos.

    A defensora pública federal Patrícia Ubal Przybulski Blumenkrantz atuou no caso e afirma que a medida visou assegurar o respeito aos direitos de ampla defesa e do contraditório da candidata. “Os estudantes questionam os critérios de correção das suas provas e devem ter acesso a essas avaliações com a possibilidade de recorrer do resultado”.

    A estudante T.F.B., que pretende cursar medicina, procurou a DPU na última segunda-feira (7), após se sentir prejudicada pela avaliação da redação. “Queria ter o direito de ver como foi corrigida a redação e, se for o caso, recorrer antes do fim do processo de inscrição”, disse a estudante.

    O juiz federal Gustavo Chies Cignachi, em sua decisão, determinou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) forneça o envio do espelho da correção em prazo razoável, e não fixou prazo para a reavaliação da prova, por depender da interposição do recurso da estudante. “Mostra-se evidente a deficiência do concurso que não previu a hipótese básica e fundamental do recurso para a prova de redação”, afirmou o juiz na decisão.

    A determinação tem caráter liminar e está sujeita a recurso. A multa estabelecida para o caso de desobediência da ordem de suspensão da divulgação dos resultados é de R$ 20 mil.

    Assessoria de Imprensa

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4493
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/liminar-reconhece-direito-de-estudante-acessar-redacao-corrigida-do-enem/100283286

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)