Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Liminar VETA organizadas, mas hoje, ela pode NÃO ter eficácia - Folha de Pernambuco (Esportes)

    DETERMINAÇÃO do juiz Edvaldo Palmeira depende da notificação oficial da Torcida Jovem, Inferno Coral e Fanáutico

    GUSTAVO LUCCHESI

    Uma grande confusão causada por uma liminar expedida pela Justiça Comum misturada com informações desencontradas agitou o futebol pernambucano na noite de ontem. O fato é que as três principais facções organizadas do Recife - Torcida Jovem, Inferno Coral e Fanáutico - estarão suspensas dos estádios da Capital até segunda ordem. A decisão veio através de uma liminar expedida pelo juiz Edvaldo Palmeira, da 5ª Vara da Fazenda Pública. Porém, ao contrário do que muitos torciam e imaginavam, as organizadas ainda não estão vetadas para o clássico decisivo de hoje à noite, entre Santa Cruz e Sport, às 22h, no Arruda. O veto só começará a valer legalmente quando as três uniformizadas forem notificadas oficialmente, o que não deve ocorrer com tanta facilidade. Além das organizadas, a Polícia Militar também precisa ser avisada, segundo o magistrado, pois ela também faz parte do processo de suspensão.

    Através da liminar, Edvaldo Palmeira também estipulou uma multa de R$ 5 mil para cada vez que a determinação for descumprida. Além disso, deu um prazo de 30 dias para as organizadas apresentarem um cadastro com todos os seus membros. A suspensão começa a valer quando todas as partes forem notificadas (as três torcidas e a PM) e não tem data estipulada para o término. Pode durar um dia como pode durar um ano. Para ficar claro, estão suspensas até segunda ordem, esclareceu o juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública.

    A Torcida Jovem, organizada do Sport, emitiu um comunicado para os seus membros, através de uma rede social, avisando que eles ainda não foram barrados do clássico de hoje à noite. Citando um post publicado no Blog de Primeira, da Folha de Pernambuco, e divulgado através do twitter (@deprimeirape), os torcedores lembraram que até a torcida ser devidamente notificada, continuamos liberados, dizia o texto. Já a Inferno Coral, do Santa Cruz, também através de rede social, solicitou que todos os membros enviem nome e RG para o email da organizada para tentar um cadastramento.

    O pedido de suspensão feito por Edvaldo Palmeira é baseado nas duas ações cíveis públicas impetradas pelo Ministério Público de Pernambuco em 2012 e 2014, respectivamente, contra as torcidas organizadas. A primeira, de autoria do promotor Ricardo Coelho, adota a tolerância zero e pede a extinção das três principais uniformizadas. Já a segunda, feita pelo também promotor José Bispo, pede a suspensão de um ano.

    Apesar da liminar, que é uma medida provisória, ter sido expedida, ainda não há sequer uma luz no fim do túnel da Justiça para que as ações do MPPE sejam julgadas. São dois processos distintos, mas resolvi anexar o mais novo ao mais antigo e a decisão será uma só, servindo para os dois. Porém, ainda terei que escutar todas as partes do processo, o que deve levar um tempo. E além deste, tenho mais 4 mil processos na vara, explicou Edvaldo Pereira, dando a entender que isso não deve acontecer tão cedo.

    Procurada pela reportagem da Folha de Pernambuco, a Polícia Militar preferiu não se pronunciar sobre o assunto, já que não havia sido notificada.

    Saiba mais

    DISTÚRBIOS - Ontem, um dia antes do clássico decisivo pela Copa do Nordeste, integrantes da Torcida Jovem do Sport promoveram distúrbios em vários pontos. Na Estação Santa Luzia do Metrô, no Recife, um pequeno tumulto foi promovido por eles, assustando as pessoas. Na altura do Varadouro, em Olinda, um outro grupo da Jovem surfava em um ônibus. Na avenida Agamenon Magalhães, houve um princípio de correria.

    • Publicações3897
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações239
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/liminar-veta-organizadas-mas-hoje-ela-pode-nao-ter-eficacia-folha-de-pernambuco-esportes/114231996

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)