Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Lindbergh diz que discurso da ética sumiu da Câmara no caso da denúncia de Temer

    Publicado por Senado
    há 7 anos

    Ao comparar a sessão da Câmara dosDeputados que autorizou a abertura do processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em 2016, com a que impediu o andamento de denúncia contra o presidente Michel Temer no Supremo Tribunal Federal, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que o discurso da ética, feito por parlamentares favoráveis ao afastamento de Dilma, sumiu no caso de Temer, mesmo sendo o presidente acusado da prática de corrupção passiva.

    Essa mudança de postura, segundo Lindbergh Farias, aconteceu devido a compra de votos pelo governo, a edição de medida provisória atendendo aos interesses da bancada ruralista na Câmara e à edição da MP do Refis, que refinancia as dívidas tributárias dos empresários.

    Lindbergh Farias alertou que tudo isso tem um custo para a sociedade, o que fica evidente com a possível mudança da meta fiscal deficitária; o corte de gastos em investimentos e custeio de setores como segurança e pesquisa; a redução no número de beneficiários do Programa Bolsa-Família; e a volta da fome no país.

    - Esse refis é outro escândalo. Estão anistiando multas de bancos e de grandes empresas, num valor que pode chegar a 270 bilhões [de reais]. O [ministro da Fazenda, Henrique] Meirelles está dizendo que não aceita. mas eu sei o que vai acontecer: vai haver uma negociação entre governo e parlamentares, que vão aqui querer beneficiar empresas amigas. É o pagamento do golpe novamente: só há dinheiro para salvar a cabeça do Temer. para o Bolsa-Família, não há dinheiro, para as universidades, não tem dinheiro - disse o senador.

    Lindbergh Farias comentou ainda a discussão da reforma da Previdência em encontro entre Temer e os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira.

    Para ele, as mudanças propostas são particularmente perversas com os mais pobres, enquanto setores empresariais conseguem anistia fiscal e não pagam mais impostos.

    Salários de juízes

    Lindbergh relatou visita ao Conselho Nacional de Justiça, nesta segunda-feira, quando cobrou o cumprimento da lei que limita os salários da magistratura ao valor recebido mensalmente pelos ministros do Supremo Tribunal Federal, cerca de R$ 33 mil.

    Segundo o senador, enquanto o funcionalismo do Rio de Janeiro está com salários atrasados há três meses, os juízes do estado recebem em dia e, em alguns casos, até mais de R$ 100 mil ao mês. Isso acontece, de acordo com Lindbergh Farias, porque uma resolução do CNJ exclui do limite constitucional alguns valores pagos aos juízes.

    - Fica de fora sabe o que? ajuda de custo para mudança e transporte, auxílio-alimentação, auxílio-moradia, auxílio-funeral. Juiz tem direito a auxílio-funeral, auxílio-reclusão, auxílio-transporte, indenização de férias não gozadas, indenização de transporte, licença-prêmio convertida em pecúnia, auxílio pré-escola - enumerou o senador, com indignação.

    Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

    • Publicações54073
    • Seguidores268495
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lindbergh-diz-que-discurso-da-etica-sumiu-da-camara-no-caso-da-denuncia-de-temer/485509840

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)