Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Longa jornada de trabalho que afeta a vida pessoal do trabalhador merece indenização por dano existencial

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 11 anos

    Uma indústria de bebidas de Curitiba foi condenada a pagar R$ 10 mil a título de dano existencial a motorista entregador que fazia horas extras além do limite máximo permitido que é de duas horas diárias.

    O autor argumentou em seu recurso ao Tribunal que "a rotina diária, premida por uma longa e exaustiva jornada de trabalho, frustraram seu projeto de vida que era voltar a estudar e montar seu próprio negócio. Ainda, as poucas horas de convívio familiar culminaram na ruptura de sua relação matrimonial e, consequentemente, do convívio com sua filha.

    A decisão proferida pela Segunda Turma do TRT do Paraná modificou a sentença que havia rejeitado o pedido e aceitou o recurso do empregado. Para os desembargadores, os problemas advindos do trabalho extraordinário habitual vão além da mera inadimplência das parcelas relativas ao elastecimento da jornada, pois impõem ao empregado o sacrifício do desfrute de sua própria existência. Tal circunstância é característica nos casos de labor em sobrejornada além dos limites legais, bem como nos caso de acúmulo de funções e de alcance de metas rigorosas que envolvem o cotidiano do trabalhador mesmo fora do local de trabalho e após o término do expediente formal e, ainda, nos casos em que o trabalho enseja a exaustão física ou psicológica do trabalhador, de modo que não tenha condições de desfrutar do seu tempo livre.

    Ao conceder a indenização, o Tribunal também considerou que a carga laborativa do autor deixa evidente o trabalho em excesso o que permite a caracterização de dano à existência, eis que é empecilho ao livre desenvolvimento do projeto de vida do trabalhador e de suas relações sociais.

    O acórdão foi redigido pela desembargadora relatora, Ana Carolina Zaina.

    Informações referentes a esse processo de número 28161-2012-028-9-00-6 estão disponíveis no site www.trt9.jus.br.

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/longa-jornada-de-trabalho-que-afeta-a-vida-pessoal-do-trabalhador-merece-indenizacao-por-dano-existencial/111937774

    Informações relacionadas

    Indenização por dano existencial

    Petição Inicial - TJSP - Ação Nomeação - Interdição/Curatela

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    O que se entende por Consumidor Hipossuficiente? - Selma de Moura Galdino Vianna

    Tribunal de Justiça do Ceará
    Peçahá 2 anos

    Petição Inicial - TJCE - Ação de Cobrança c/c Indenização por Dano Existencial - Procedimento Comum Cível

    Lucas Miguel Medeiros, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] [IX Exame Unificado] [Civil] Petição Inicial - Ação de Alimentos Gravídicos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)