Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Luiz Elias Tâmbara se despede do Judiciário

    há 14 anos

    Quem esteve hoje (28/7) presente à sessão plenária do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo não escondeu a emoção ao presenciar os relatos que desembargadores fizeram ora voltados para o profissional ora para o ser humano ­ no registro da última participação do ex-corregedor-geral da Justiça (2002/2003) e ex-presidente do TJSP (2004/2005) Luiz Elias Tâmbara como integrante do Poder Judiciário.

    Sem citar nomes dos que o homenagearam, frases como a de Dostoievski há coisas que não cabem nas palavras, dita por um dos desembargadores, retratam o ancôra de segurança em nossas decisões por sua experiência e cultura, outra referência de colegas Tâmbara. Seus atributos foram declarados pelos integrantes do OE e exaltados pelo Ministério Público.

    O desembargador Tâmbara, em poucas palavras, sintetizou sua trajetória no Poder Judiciário paulista com agradecimentos e pedidos de perdão. Aos que me assessoram na corregedoria e na presidência, presentes à sessão, sem mencionar nomes, externo a todos meu carinho e gratidão.

    O bauruense Luiz Elias Tâmbara graduou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Bauru. Em 1966 foi nomeado para a 28º Circunscrição Judiciária com sede em Ribeirão Preto. Em 1967, promovido para a Comarca de Nhandeara (1ª entrância). Em 1968, foi a vez da Comarca de Guaíra (2ª entrância). Depois de várias promoções, Tâmbara chegou ao cargo de desembargador do TJSP pelo critério de merecimento. Em 2001 foi eleito 4º vice-presidente do TJSP e em 2002 tomou posse como corregedor-geral da Justiça. Em 3 de dezembro de 2003 foi eleito em sessão plenária Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, para o biênio 2004/2005.

    Na data de hoje, próximo de completar 70 anos, Tâmbara foi deixou a toga com humildade: perdão aos que magoei consciente ou inconscientemente. Mais uma vez é hora de invocar Dostoievski há coisas que não cabem nas palavras.

    Assessoria de Imprensa TJSP - RS (texto) / AC (foto)



    Página (s): 1 de 1

    • Publicações15979
    • Seguidores3734
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1442
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/luiz-elias-tambara-se-despede-do-judiciario/2303456

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
    Luiz Fabiani Russo
    8 anos atrás

    Meu amado mestre da Matéria: Pratica Forense. Passados mais de quatro décadas não esqueço as suas lições, ainda mais das suas aulas com horários dobrados aos sábados na Faculdade de Direito de Presidente Prudente/SP, da Instituição Toledo de Ensino. Eternamente Grato. continuar lendo