Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Luiz Gonzaga é empossado como desembargador no TJMS

    Lotado. Assim estava o plenário no Palácio da Justiça Des. Leão Neto do Carmo para a solenidade em que o juiz Luiz Gonzaga Mendes Marques foi empossado desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

    Visivelmente emocionado, ele fez um discurso de agradecimento aos que foram efetivamente importantes ao longo de sua carreira na magistratura. Ele mencionou nominalmente servidores, assessores, desembargadores e familiares - pessoas que lhe são caras em razão do apoio em sua vida profissional.

    Ele rendeu homenagens aos desembargadores João Carlos Brandes Garcia, Marilza Lúcia Fortes e Nildo de Carvalho, a quem chamou de amigos e ressaltou os relevantes serviços prestados à justiça sul-mato-grossense e à sociedade.

    Com voz embargada, o agora Des. Luiz Gonzaga mencionou os pais falecidos, irmãos e outros familiares presentes e os que não puderem comparecer à cerimônia e dirigiu-se aos filhos, inspiração de todo seu esforço. “Vocês são o grande presente que Deus trouxe para a minha vida. Ter filhos do caráter e retidão de vocês é o maior orgulho para um pai”.

    As últimas palavras do discurso do desembargador foram para a esposa: “Por fim, minha esposa Maria Tereza, companheira de todos os momentos de minha vida, que sempre me deu amparo e apoio. Receba, pois, Maria Tereza, meu amor, um beijo neste momento de coroamento da minha vida profissional. Te amo muito. Faria tudo do mesmo jeito”.

    O novo componente do TJMS foi recepcionado pelo Des. Oswaldo Rodrigues de Melo, que falou em nome dos demais pares. “Incumbiu-me o presidente desta Corte, Des. Joenildo de Souza Chaves, da nobre missão de saudar o novo desembargador que toma posse e assento neste egrégio Tribunal Pleno. Sinto-me profundamente desvanecido por essa indicação, que, ao mesmo tempo em que me envaidece, me enche o coração de alegria”.

    Aproveitando-se de um conto de François Andriex, o Des. Oswaldo falou do avanço das instituições democráticas e mencionou o mensalão, julgamento histórico realizado pelo Supremo Tribunal Federal que culminou com a condenação de dezenas de réus, acusados de participar do maior escândalo político da história do país. Citou ainda metas do judiciário brasileiro e mencionou o currículo do novo desembargador.

    “O empossado é um magistrado de grandes virtudes morais, extremamente dedicado à magistratura, ao trabalho, ao estudo e à família. Sempre muito preocupado com a celeridade e a qualidade do serviço prestado pela jurisdição, jamais se omitiu, e pautou sua vida profissional por essa incessante busca de uma magistratura melhor e de um judiciário mais efetivo, características essas que o transformaram num exemplo para seus colegas”, concluiu.

    Em nome do Ministério Público falou a procuradora Irma Vieira de Santana e Anzoategui que, em um cumprimento simples e repleto de emoção, ressaltou as qualidades do novo membro da mais alta Corte de justiça sul-mato-grossense.

    “Honrada com a designação para representar o MP nesta solenidade, faço-o, em verdade, com extrema satisfação e orgulho, por poder prestigiar a chegada ao mais posto de carreira de amigo tão querido e respeitável, magistrado altamente credenciado a vir servir a justiça nesta casa, que é o Des. Luiz Gonzaga Mendes Marques”, disse ela.

    Lembrando que a magistratura é carreira de desprendimento e renúncia, a grande fronteira entre o direito e as paixões severamente policiada por homens de quem se exige o milagre da perfeição, a procuradora finalizou: “O Des. Luiz Gonzaga é realmente o direito feito homem, porque sempre se relevou um magistrado dotado de extrema lucidez e sensibilidade, capaz de bem administrar e resolver as situações conflituosas que lhe foram submetidas a julgamento, materializando a justiça com a correta aplicação do direito. (...) Este é o homem que esta Casa passa a ter, em prejuízo da magistratura de primeira instância: um juiz de trabalho escorreito, homem de sentimentos e preparo que sabe que é preciso ousar. (...) Em nome da minha instituição registro a admiração e o respeito que nutrimos pelo senhor, manifestando contentamento de ver chegar a esse egrégio Tribunal o nobre magistrado, ao tempo em que me sinto engrandecida com a oportunidade de testemunhar o coroamento de uma vida dedicada à realização da justiça. Parabéns desembargador. Agradeço o convite para comparilhar desta alegria”.

    Representando a Defensoria Pública, a defensora Nancy Gomes também ressaltou as qualidades do empossando. Embora não tenha trabalhado diretamente com ele enquanto juiz, ela relatou o que ouviu dos colegas que tiveram a oportunidade de trabalhar ao lado de Gonzaga.

    “Todos disseram que o magistrado reúne valores que definem homens cristãos e que devem definir um julgador. Temos certeza de que continuará com postura digna nesta Corte e homem, probo, que ganhou o respeito da Defensoria Pública. Com sua merecida promoção a desembargador ganha esta Corte, ganha a população, ganham as demais instituições que compõem a justiça. Receba em nome dos defensores de MS e da Defensoria uma placa como forma de reconhecimento por uma vida dedicada à magistratura”.

    Saudando o Des. Luiz Gonzada em nome da classe de advogados falou André Xavier Machado. Representando a OAB/MS que congrega mais de 11 mil profissionais declarou que Gonzaga possui predicados excepcionais. Em sua explanação expôs algumas preocupações da classe, citou o mensalão, a morosidade da justiça brasileira, mas ressaltou os benefícios do processo eletrônico implantado na jusiça de MS.

    “Alcançar o cargo de desembargador se não é o maior orgulho de um juiz é o maior desafio para quem escolheu distribuir justiça. A OAB/MS o parabeniza pela promoção e acredita que nesta Corte terá a mesma determinação, retidão e sabedoria que sempre mostrou como juiz. Os advogados confiam plenamente em sua atuação. Parabéns!”.

    Além de juízes de comarcas do interior e da Capital, juízes e desembargadores aposentados, autoridades municipais,estaduais e de outros estados brasileiros.

    • Publicações14505
    • Seguidores739
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações126
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/luiz-gonzaga-e-empossado-como-desembargador-no-tjms/100477492

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)