Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Lula Morais diz que reforma deve preservar liberdades democráticas

    O deputado Lula Morais (PCdoB) fez pronunciamento nesta quinta-feira (12/05) para avaliar a reforma política em curso no Congresso Nacional. Segundo ele, as principais lideranças da legenda comunista estiveram reunidas no último dia 10 em Brasília, para avaliar o tema. O parlamentar ressaltou que o país vive o período mais longo de liberdade democrática desde a proclamação da República, e que essas conquistas devem ser preservadas.

    “Quando se discute a reforma política é bom separar os que querem o aperfeiçoamento do sistema democrático, dos grupos mais conservadores que pretendem restringir, reduzir e excluir a presença de partidos ou de pensamentos políticos no País”, frisou. Conforme salientou Lula, o PCdoB se alinha com os que querem manter as atuais liberdades de organização político partidária.

    As três propostas defendidas pelo PCdoB, segundo o deputado, são o financiamento público de campanha, a lista partidária e a eleição proporcional. O deputado prevê que o financiamento público permitirá que os candidatos não dependam de financiadores privados. Na visão de Lula, a lista partidária irá forçar uma vida orgânica das agremiações, e, desta forma, fortalecer as siglas e suas militâncias. “Tem parlamentar que toma a posição que quer, atualmente, porque é personalista”, pontuou.

    Em relação ao voto proporcional, Lula Morais destacou que este instrumento permite que a representação seja equivalente aos votos obtidos nas eleições, enquanto que o voto distrital faz com que as minorias sejam esmagadas e não tenham representantes. O deputado defendeu também a coligação, porque é uma opção das siglas que permitem representações mais ideológicas.

    “Nosso partido receia que diante de todas as dificuldades para se fazer a reforma política só sejam mesmo para extinguir as coligações. Essa ideia só interessa a quem antes foi pequeno e hoje é grande ou se é grande e está diminuindo”, avaliou.

    Em aparte, o deputado Fernando Hugo (PSDB) disse que é necessário na reforma impor aos candidatos uma ficha limpa. “Deve ser fiscalizado o passado de cada postulante e também as suas campanhas”, propôs. O deputado Mário Helio (PMN) afirmou que duvida da aprovação da reforma política, que segundo ele ”há 17 anos espera para ser votada”.

    JS/CG

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lula-morais-diz-que-reforma-deve-preservar-liberdades-democraticas/2682576

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)