Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Lula regulamenta isenção do pagamento de taxa em concursos.

    há 16 anos

    Lula regulamenta isenção do pagamento de taxa em concursos.

    O Presidente Luis Inácio Lula da Silva divulgou hoje (3), no Diário Oficial da União, a regulamentação da lei que torna obrigatória a existência da isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos dos órgãos de administração direta, das autarquias e das fundações públicas do Poder Executivo Federal.

    No decreto fica regulamentado que a isenção da taxa de inscrição deverá ser acessível aos candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e àqueles que forem membros de famílias de baixa renda.

    Para comprovar as condições exigidas, os candidatos deverão informar, no ato do requerimento do benefício, o Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico, ou apresentar declaração que ratifique a baixa renda familiar.

    Para verificar a veracidade das informações prestadas pelo candidato, o órgão ou entidade executora do concurso público poderá consultar o órgão gestor do CadÚnico. Caso a declaração seja falsa, o candidato estará sujeito às sanções previstas em lei.

    Os prazos limites para a apresentação do requerimento de isenção, assim como da resposta ao candidato sobre o deferimento ou não do seu pedido, deverão ser definidos pelo órgão e publicados através do edital do concurso. Se o pedido for indeferido, o solicitante deverá ser comunicado antes do término do prazo previsto para as inscrições.

    De acordo com o decreto do Presidente Lula, a regulamentação vale também para processos seletivos simplificados de contratação de pessoal por tempo determinado, abertos para atender a necessidade temporária de interesse público.

    Proposta

    O senador Paulo Paim, do Rio Grande do Sul, foi quem apresentou a proposta da emenda constitucional 19/08, a qual sugeria que fosse obrigatório aos órgãos oferecer a isenção da taxa de inscrição aos candidatos que não tivessem condições de arcar com o pagamento dos valores estipulados.

    Para o senador, o não cumprimento desse ato cria um ciclo vicioso, quando pessoas de menor condição financeira ficam impossibilitadas de concorrer a cargos públicos. Ele acredita que o decreto do Presidente abrirá caminho para a melhoria da situação econômica de pessoas com necessidades financeiras.

    Fonte:Jcconcursos.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15363
    • Seguidores876049
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações553
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lula-regulamenta-isencao-do-pagamento-de-taxa-em-concursos/117575

    Informações relacionadas

    Pedro Henrique Ferencz, Estudante
    Modeloshá 8 anos

    Mandado de Segurança - Exame de Ordem

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    2. Jurisprudência: conceito, papel sistemático e classificação

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)