Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Macapá (AP) registrou quatro colisões de urubus com aviões em 2014

    (Foto: Reprodução/TV Amapá)

    Quatro colisões de aves com aeronaves foram registradas no aeródromo de Macapá em 2014. O espaço compreende um raio de 20 quilômetros a partir do aeroporto internacional da capital amapaense. As ocorrências não resultaram em acidentes ou alterações nos voos. Os dados são do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

    Não há registros de colisões semelhantes em 2015. Os números podem não refletir a realidade total dos casos, segundo o Cenipa, porque o banco de informações é alimentado pelos pilotos.

    O perigo de voos em regiões com predominância de aves é tema de um seminário nesta sexta-feira (24), em Macapá. O evento é realizado pelo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa I) e pretende mostrar as causas e consequências de voos nesses locais, além de propor a diminuição da presença de focos atrativos de aves em regiões próximas aos locais de decolagem e pouso de aeronaves.

    Segundo o tenente-coronel aviador da Aeronáutica Henrique Rubens, a ocorrência mais comum de aparecimento de aves é a da espécie “urubu”.

    “Temos no Brasil o registro de três acidentes ocasionados por urubus. Essa ave é comum pelas condições que as cidades brasileiras oferecem. Estudos apontam que o aparecimento dela é resultado pelas fontes de alimentos a esses animais”, disse Rubens.

    O tenente-coronel Marcos Antônio ressaltou que em Macapá existe a ocorrência de aves na área do aeródromo por causa da lixeira pública em Santana, município vizinho a 17 quilômetros da capital.

    “Em Santana tem uma lixeira pública a céu aberto, o que provoca a ocorrência de urubus. Isso pode ser um problema”, reforçou o oficial. Ele acrescentou que as prefeituras estão sob risco de serem responsabilizadas pela falta de manutenção de espaços que resultem no aparecimento das aves.

    A Justiça Federal no Pará chegou a condenar a prefeitura de Belém, em fevereiro, por não cumprir com obrigações para gerenciar o lixo urbano que atraía urubus no entorno do aeroporto da capital paraense.

    “Temos a proposta de fazer as autoridades de Macapá e Santana conhecerem os procedimentos e responsabilidades sobre o controle de fauna próxima ao aeródromo”, disse o tenente-coronel Marcos Antônio. O seminário será de 10h às 17h, no auditório da Justiça Federal no Amapá, na Zona Norte da capital.

    Fonte: G1

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/macapa-ap-registrou-quatro-colisoes-de-urubus-com-avioes-em-2014/183776098

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)