Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Maceió descumpre acordo com cooperativas de coleta seletiva

    O município de Maceió foi denunciado ao Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT-AL) por descumprir acordo com as cooperativas de coleta seletiva. A administração deveria ter firmado, no último mês de dezembro, o termo de cooperação técnica para custear as despesas operacionais das entidades. A denúncia foi feita no dia 12 de janeiro por representantes da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila).

    Segundo eles, além de não cumprir o acordo, o município tem feito exigências indevidas. Os cooperados relatam que a administração solicitou 14 documentos. Entre os quais, estão a comprovação de que a entidade seja de atendimento direto ao público nas áreas de assistência social, saúde, educação, cultura ou desporto, e a exigência de uma declaração da Câmara Municipal comprovando que a instituição participou de, pelo menos, 80% das audiências públicas da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual.

    Segundo a assessora técnica da Coopvila, Ana Menezes, as exigências são difíceis de cumprir pela natureza de atuação da cooperativa. “A primeira exigência não se adequa à atividade realizada pela cooperativa, e não participamos da maioria das audiências na Câmara porque somos avisados de última hora”, afirmou.

    A presidente da entidade, Eliene da Silva revelou que a coleta caiu pela metade e que a cooperativa tem se mantido com doações. No entanto, o valor não é suficiente para arcar com todas as despesas. Já a vice-presidente, Ivanilda Gomes, disse que as dificuldades já atingem a renda dos cooperados. “Estamos pagando por um serviço que é de responsabilidade do município”, ressaltou.

    Entenda o caso – A Coopvila passou a enfrentar dificuldades com a manutenção do serviço desde de dezembro de 2012, quando o município suspendeu os contratos de coleta. A cooperativa ainda conseguia se manter por meio do convênio firmado com a Petrobras, mas o apoio foi encerrado em setembro do ano passado.

    Durante audiência realizada no MPT-AL, em novembro do ano passado, o município, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum), se propôs a firmar um termo de cooperação técnica para custear as despesas operacionais da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater, da Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió e da Cooperativa dos Recicladores de Alagoas. A assinatura do termo deveria ter ocorrido até dezembro de 2015.

    A Slum também se dispôs a colaborar com as cooperativas quanto à educação ambiental e os serviços de comunicação, mas afirmou que disponibilizaria, quando possível, profissionais lotados na superintendência.
    • Publicações30288
    • Seguidores632635
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maceio-descumpre-acordo-com-cooperativas-de-coleta-seletiva/296835109

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)