Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Mãe brasileira recebe de volta guarda de filha italiana

    há 11 anos

    Fortaleza, 08/08/2013 - A brasileira K.C.O. conseguiu na última segunda-feira (5) permanecer com a guarda da filha de seis anos até o término do processo judicial. Isso foi possível devido à liminar em agravo de instrumento interposto pelo defensor da Defensoria Pública da União no Ceará (DPU) Alex Feitosa de Oliveira com o acompanhamento do defensor Djalma Henrique Pereira, que atua na unidade de Pernambuco.

    A liminar, concedida pelo desembargador Francisco Cavalcanti do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, revogou a decisão da Justiça Federal do Ceará que havia determinado a entrega da menor, às 10h do dia 07 de agosto, ao pai, o italiano J.S.

    A assistida procurou a Defensoria quando o pai de sua filha entrou, usando como base a convenção de Haia, com a denúncia de subtração internacional de criança e um pedido de busca e apreensão de menor, após K.C.O, que vivia na Itália, ter vindo para o Brasil com a filha e permanecido aqui sem o seu consentimento.

    Em sua defesa, a brasileira alega que sofria violência doméstica por parte do companheiro e que por isso tomou essa atitude. Segundo Alex Oliveira, o momento agora é de aguardar para que o recurso feito pela DPU seja acatado e a mãe possa permanecer definitivamente com a guarda da criança no Brasil.

    “A violência doméstica sofrida pela mãe se reflete em violência psíquica ao menor e a própria convenção de Haia prevê exceções em situações como essa, o que garantiria a permanência da criança no Brasil”, argumenta o defensor.

    Assessoria de Imprensa

    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4493
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações79
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mae-brasileira-recebe-de-volta-guarda-de-filha-italiana/100642311

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)