Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Magistrado acompanha STJ sobre entendimento em purgação da mora

    Publicado por JurisWay
    há 15 anos

    Segundo recente precedente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), citado em decisão monocrática proferida pelo desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, da 5ª Turma Cível, não há mais falar em purgação da mora, na ação de busca e apreensão em alienação fiduciária.

    Segundo o relator, a orientação daquela Corte, doravante, é "no sentido de que, a partir da edição da Lei nº 10.931 /04, não há mais por que falar em purgação da mora, uma vez que, sob o novo regime, cinco dias após a execução da liminar, a propriedade do bem fica consolidada com o credor fiduciário, devendo o devedor pagar a integralidade do débito remanescente para que o bem lhe seja restituído livre do ônus".

    Assim, o devedor de contrato de alienação fiduciária, de agora em diante, deverá pagar a integralidade do débito remanescente para que o bem lhe seja restituído livre de ônus. O débito remanescente, para que não haja dúvida, compreende as prestações vencidas e por vencer. Essa decisão, conforme aponta o desembargador Luiz Tadeu "tem por fundamento o REsp nº 895.568-SP , julgado em 12 de maio de 2009". Logo, acrescenta o magistrado, não há mais falar em purgação da mora, mas sim em pagamento da obrigação.

    Autoria do Texto: Departamento de Jornalismo / TJMS

    • Publicações73364
    • Seguidores794
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/magistrado-acompanha-stj-sobre-entendimento-em-purgacao-da-mora/1340452

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)