Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Magistrado lança livro sobre teoria da aparência e seus reflexos no direito

    há 10 anos

    Divulgação TJMG O Juiz Mateus Bicalho vai lançar o livro no dia 13 de março

    O juiz Mateus Bicalho de Melo Chavinho, titular da 5ª Vara Cível de Contagem, lança, em 13 de março, a obra A teoria da aparência e seus reflexos no Direito Brasileiro. O evento acontece na livraria DPlácido (avenida Brasil, 1843, Savassi), das 18 às 22 horas. O livro será vendido por R$ 49,90 e também poderá ser adquirido pelo site da editora (www.livrariadplacido.com.br) ou pelo telefone (31) 3261-2801.

    A investigação, que conta com prefácio de César Fiúza, identifica os elementos da teoria da aparência e seus reflexos, com foco no âmbito empresarial, e reafirma a legitimidade do instituto como princípio que, ao lado da boa-fé e da confiança nas relações jurídicas, encontra inspiração na dignidade da pessoa humana, como fundamento do Estado Democrático de Direito. De acordo com o autor, o estudo desenvolvido busca o enriquecimento do tema e convida à elaboração de novos trabalhos em defesa de uma humanização da sociedade juridicamente organizada.

    A confiança e a aparência estão contidos em diversas normas jurídicas pátrias, de forma positivada ou através dos princípios do direito. Em algumas situações, verifica-se um aparente conflito entre a enganosa visualização da exterioridade do ato e a legítima correspondência do real, cuja solução, pelos juristas, tem sido buscada pela denominada teoria da aparência. Esta, por sua importância e pouca exploração acadêmica, merecia atenção maior por parte da doutrina jurídica nacional, considera.

    Segundo o magistrado, na segunda década do século XXI, observam-se tendências como a força normativa dos princípios constitucionais, a aplicação dos direitos fundamentais às relações privadas, a percepção do sistema jurídico como um sistema de princípios, a crescente indistinção entre direito público e privado, entre outras características, mas nem tudo é estratificação.

    Vivemos dias velozes e instáveis, caracterizados pela instantaneidade na transmissão das informações. Por tudo isso, o direito transforma-se, renova-se, busca novos modos de se legitimar. Se a sociedade se reinventa e parece inegável que vemos, atualmente, um período histórico de pronunciada renovação de práticas sociais , a experiência jurídica não pode permanecer à margem, alheia, sem uma permanente reflexão acerca de seus paradigmas, conclui.

    O autor

    Mateus Chavinho possui mestrado em Direito Empresarial pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e é doutorando em Direito Privado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), onde também leciona as disciplinas de Direito Empresarial II e III. Como pesquisador e docente, o magistrado atua principalmente nas áreas de Direito Civil, Empresarial, Processual e do Consumidor.

    Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

    TJMG - Unidade Raja Gabaglia

    (31) 3299-4622

    ascom.raja@tjmg.jus.br

    facebook.com/TribunaldeJusticaMGoficial

    twitter.com/tjmg_oficial

    • Publicações11204
    • Seguidores1716
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações406
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/magistrado-lanca-livro-sobre-teoria-da-aparencia-e-seus-reflexos-no-direito/113720226

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)