Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Magistrado sentencia a Unimed a fornecer tratamento com canabidiol a paciente autista

Publicado por Rafael Mello
há 6 meses

O Juiz de Direito João Walter Cotrim Machado, da 4ª vara Cível do TJ/SP, decidiu a favor de um paciente menor de idade diagnosticado com transtorno do espectro autista, determinando que a Unimed forneça o medicamento com canabidiol. O magistrado apontou que a jurisprudência sedimentou entendimento de que a operadora de saúde tem o dever de fornecer o tratamento indicado pelo médico responsável, com a prestação do serviço na melhor técnica disponível, ainda que não prevista em contrato.

O paciente, após não apresentar melhoras significativas com tratamentos convencionais, teve a prescrição do canabidiol como alternativa. No entanto, o plano de saúde negou a solicitação, argumentando a falta de cobertura obrigatória pela ANS. Assim, pede, em caráter liminar, o fornecimento do medicamento.

Ao examinar o requerimento, o juiz esclareceu que o contrato firmado entre as partes está sujeito às disposições do Código de Defesa do Consumidor ( CDC). Portanto, em sua interpretação, com base nas normas protetivas do referido código consumerista, "não pode prosperar a recusa da operadora de saúde, sob a justificativa de que os procedimentos não estão listados no rol da ANS, uma vez que cabe exclusivamente ao médico indicar o tratamento mais apropriado e eficaz para o seu paciente".

"Havendo cobertura para a patologia, o tratamento deve ser fornecido. Tais diretrizes não podem ser aplicadas restritivamente, de modo a prevalecer sobre a prescrição do profissional médico, detentor do conhecimento técnico necessário e do quadro clínico do paciente para identificar qual o tratamento mais apropriado para combater a patologia em questão."

Além disso, destacou que a jurisprudência consolida a compreensão de que a operadora de saúde tem a obrigação de fornecer o tratamento prescrito pelo médico responsável para a doença coberta, utilizando a melhor técnica disponível, mesmo que não esteja previsto no contrato.

"Compete exclusivamente ao profissional médico responsável prescrever o tratamento mais adequado ao paciente, tornando-se, assim, abusiva a recusa no fornecimento dos procedimentos solicitados", afirmou.

Dessa forma, concedeu a tutela de urgência para ordenar que a Unimed forneça o medicamento no prazo de 15 dias, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.

O processo tramita em segredo de justiça.

Fonte: Migalhas.

  • Sobre o autorEXPERIENCIA E INOVAÇÃO, ALCANÇANDO RESULTADOS.
  • Publicações19
  • Seguidores14
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações25
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/magistrado-sentencia-a-unimed-a-fornecer-tratamento-com-canabidiol-a-paciente-autista/2039654910

Informações relacionadas

Fonseca de Melo e Britto Advogados, Advogado
Notíciashá 6 meses

Justiça condena escola a pagar indenização por caso de bullying

Cássio Duarte, Advogado
Notíciashá 6 meses

STJ: afasta in dubio pro societate na pronúncia e cassa decisão que submeteu acusado ao tribunal do júri

Henrique Klein, Escrevente
Notíciashá 6 meses

STF decide que não é requisito para o divórcio a exigência de separação judicial

Áulus Ferreira, Advogado
Artigoshá 6 meses

Servidor Público responsável por pessoa com deficiência e o direito a jornada reduzida

Eric Santos, Advogado
Modeloshá 9 anos

Resposta à Acusação - Desobediência (Fato Atípico)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)