Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Maio Cigano: MPF lança documentário “Povo Invisível”

    Filme sobre a força do povo cigano está disponível no canal do MPF no YouTube e será exibido na TV Justiça

    há 6 anos

    A força do povo cigano, vítima de discriminação e preconceito, mas perseverante e dono de rica cultura – esse é o mote do documentário “Ciganos: Povo Invisível”, produzido pelo Ministério Público Federal (MPF) e lançado nesta quinta-feira (24). O filme está disponível no canal do MPF no YouTube e também será incluído na grade de programação da TV Justiça a partir deste final de semana. O documentário, que possui 20 minutos, integra a ação coordenada Maio Cigano e celebra o Dia Nacional do Cigano – comemorado em 24 de maio em homenagem a Santa Sara Kali, padroeira universal dessa população.

    O documentário, produzido em forma de grande reportagem, mostra a realidade cigana no Brasil. São retratados desde acampamentos sem a mínima estrutura até conquistas como a concessão do uso de um terreno de 3,5 hectares no Distrito Federal. Tanto nas dificuldades quanto nas vitórias, o MPF acompanha de perto o dia a dia dos ciganos no território nacional. O vice-procurador-geral da República e coordenador da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF (6CCR), Luciano Mariz Maia, destaca no documentário que, assim como todos os brasileiros, os ciganos têm direito a saúde, educação e habitação. A única diferença é que a prestação desses serviços públicos deve respeitar as particularidades étnicas das populações.

    O filme exibe relatos de preconceito, como conta o cigano Pedro Cabral, que mora em um acampamento que já foi invadido por autoridades policiais. E traz histórias de sucesso, como a da cigana Paula Soria, que chegou a ser retirada à força de sua família quando era criança, mas atualmente é doutora e estuda a cultura cigana. Tudo isso ao som de músicas ciganas e com imagens da desenvoltura dos ciganos para o comércio, suas roupas coloridas e a alegria das comemorações nos acampamentos.

    As equipes de filmagem passaram por Brasília, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. São distintas realidades ciganas que serão exibidas nas telas dos brasileiros que se interessarem em conhecer mais sobre o interessante povo que habita o país desde 1574, segundo historiadores, mas sequer tem todos os acampamentos catalogados pelo governo. A luta dos ciganos por seus direitos será tema de outra ação do Maio Cigano no MPF: a audiência pública que acontece na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília, no dia 28 de maio, a partir das 19h.

    Secretaria de Comunicação Social
    Procuradoria-Geral da República
    (61) 3105-6406 / 6415
    pgr-imprensa@mpf.mp.br
    facebook.com/MPFederal
    twitter.com/mpf_pgr

    • Publicações20258
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maio-cigano-mpf-lanca-documentario-povo-invisivel/581959328

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)