Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Setembro de 2024
    Adicione tópicos

    Maioria da população defende pena de morte para estuprador

    Segundo pesquisa, 47,5% concordam totalmente ou em parte com o uso de tortura para a obtenção de provas

    A maioria da população brasileira defende a pena de morte ou a prisão perpétua para estupradores. Este é o resultado da pesquisa do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (NEV/USP) divulgada nessa terça-feira (5).Conforme os dados, 73,8% dos entrevistados são a favor de penas mais duras para os condenados por estupro.

    Ao mesmo tempo, 51,8% dos entrevistados dizem ser contrários à pena de morte. Atualmente, estupradores podem ficar no máximo 12 anos presos, segundo o Código Penal. “O estupro é um dos crimes que mais provocam ódio. Quanto mais raiva a pessoa sente, maior é a propensão de ela aceitar uma pena dura para o criminoso”, afirma a psicóloga Nancy Cardia, coordenadora do trabalho.

    A pesquisa NEV/USP apontou ainda que caiu, nos últimos dez anos, o número de pessoas totalmente contrárias à obtenção de provas por meio de tortura. Conforme os dados, de 2010, apenas 52,5% dos ouvidos discordam totalmente do uso de tortura para obter provas e 47,5% concordam totalmente, em parte ou discordam apenas em parte com a prática. Em 1999, a mesma pesquisa apontava 71,2% dos brasileiros totalmente contrários à tortura e 28,8% concordavam totalmente, em parte ou discordavam em partes.

    Ao todo, foram ouvidos moradores de 11 capitais brasileiras. Na análise regionalizada, Goiânia é a que tem maior percentual de moradores que discordam totalmente com a tortura, seguido por Belo Horizonte e São Paulo.

    Já entre os que concordam totalmente, em parte ou discordavam em partes com a prática, o destaque é Porto Velho, com 75,3% das pessoas com essa opinião.

    Na pesquisa, foram feitas 4.025 entrevistas com maiores de 16 anos nas cidades de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Manaus, Porto Velho e Goiânia.

    Já quanto à ação policial, caiu o percentual de pessoas que desaprovam o uso da força policial. Apesar disso, a maioria ainda é contrária. O número de pessoas que discordam totalmente com a invasão de residência caiu de 78,4% para 63,8%, com o ato de atirar em suspeito caiu de 87,9% para 68,6%, e quanto a agressão de suspeito caiu de 88,7% para 67,9%.(HojeemDia)

    • Publicações10611
    • Seguidores98
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3989
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maioria-da-populacao-defende-pena-de-morte-para-estuprador/3143967

    Informações relacionadas

    Elder Nogueira, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    Veja alguns argumentos a favor ou contra a pena de morte no Brasil.

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
    Jurisprudênciahá 9 anos

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-91.2012.8.19.0037 RIO DE JANEIRO NOVA FRIBURGO 1 VARA CIVEL

    Evinis Talon, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Os crimes com pena de morte no Brasil

    Cintia Brunelli, Auxiliar de Judiciário
    Artigoshá 6 anos

    Pena de Morte: descubra por que ela não existe no Brasil

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
    Cafa Kot
    7 anos atrás

    Estuprador tem que ser apenado com a morte. continuar lendo