Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Maioria dos parlamentares candidatos a prefeito enfrenta ações

    há 16 anos

    Um levantamento divulgado nesta terça-feira revela que, dos 88 deputados federais e senadores que concorrem nas eleições de outubro ao cargo de prefeito em diferentes cidades do Brasil, 53, ou 60,2%, respondem a processos na Justiça.

    O levantamento feito pelo site Congresso em Foco (www.congressoemfoco.com.br) pesquisou os sites do Supremo Tribunal Federal (STF), da Justiça Federal e dos Tribunais de Justiça estaduais, investigando as pendências contra todos os parlamentares que concorrem nas eleições municipais.

    Apenas no STF - onde, por terem foro privilegiado, os parlamentares devem ser julgados em processos administrativos e por crimes penais comuns - 20 candidatos a prefeito respondem a um total de 36 procedimentos judiciais. Desses 36, dez são ações penais em que sete congressistas são réus. Os motivos dos processos no STF são variados. Há processos por crimes eleitorais, crimes contra o sistema financeiro, lavagem de bens e até formação de quadrilha.

    Paulo Maluf O candidato com o maior número de processos é, de acordo com o levantamento, o deputado federal Paulo Maluf (PP/SP), que tenta voltar à prefeitura da cidade de São Paulo.

    Maluf enfrenta 49 processos - cinco no STF, três na Justiça Federal e 41 em primeira instância no Tribunal de Justiça de São Paulo.

    Entretanto, um advogado de defesa de Paulo Maluf, Silvio Garrido, disse que é preciso cautela ao analisar os processos contra o candidato. "Muitos desses processos, especialmente as ações populares, têm caráter eleitoreiro", comentou.

    Além de Maluf, outros cinco parlamentares que respondem a processos estão tentando voltar às prefeituras que já ocuparam: Lira Maia (DEM), candidato em Santarém/PA; Nelson Bornier (PMDB), em Nova Iguaçu/RJ; Tonha Magalhães (PR), em Candeias/BA; Décio Lima (PT), em Blumenau/SC; e Reinaldo Nogueira (PDT), em Indaiatuba/SP. #uolcelular { clear: both; margin:1.5em 0 0 0; font-size:0.8em; > #uolcelular h3 { background:#efefef;color:#000;font:bold 1.1em arial;padding:3px;height:12px;display:block;margin:0;padding-left:1em;> #uolcelular #borda { height:3em;border:1px solid #efefef;color:000;font:normal 13px arial;background:url (http://img.uol.com.br/wap-ico.gif) 1em 0.4em no-repeat;padding:0;padding-top:1.1px; > #uolcelular #borda #txtCel { margin: 0.2em 0 1em 4em; *margin-bottom:1em; > #uolcelular #borda #txtCel a {color:#666666; text-decoration:none; > #uolcelular #borda #txtCel a:hover { text-decoration:underline; > #uolcelular #borda #txtCel a strong {color:#000000;>

    • Publicações6794
    • Seguidores97
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações88
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maioria-dos-parlamentares-candidatos-a-prefeito-enfrenta-acoes/106706

    Informações relacionadas

    Notíciashá 7 anos

    Onde está o povo soberano?

    Barbosa Bezerra Lima Advocacia, Advogado
    Notíciashá 8 anos

    O que pode ser feito nas redes sociais na pré-campanha?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)