Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Mais de 800 mil brasileiros estão na fila do INSS esperando para fazer uma perícia médica e número pode aumentar com a greve de servidores

    Publicado por Bruna Silva
    há 2 anos


    Uma paralisação dos servidores do INSS, prevista para iniciar nesta quarta-feira (23) e sem previsão para o reinício das atividades, pode atrasar o ritmo de atendimento para realização de perícia médica, que já vem sendo diminuído por conta da pandemia, falta de servidores e aumento do número de pedidos de benefícios em análise.


    No início da pandemia, quando as perícias presenciais foram suspensas, a fila era de 726 mil pessoas. Com o retorno dos atendimentos a fila estava caindo mas voltou a crescer. Quase 829 mil esperam por uma perícia médica do INSS.


    O número de servidores também é uma das principais causas da demora do atendimento. Atualmente existem 3.100 médicos peritos no país. Um número ideal apontado pelos servidores seria de 5 mil. Além do reduzido número de servidores, houve uma redução do atendimento diário devido a higienização dos consultórios e equipamentos entre uma perícia e outra (medida de prevenção e propagação da COVID-19).


    Atualmente mais de 1,75 milhão esperam por uma concessão ou uma negativa e análises que dependem de perícia médica demoram mais para serem analisadas.


    O tempo médio de espera para a perícia está em 69 dias.


    Precisa de perícia médica quem requer: Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência, benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), benefício por incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez), auxílio-acidente, auxílio por incapacidade temporária acidentária (antigo auxílio-doença acidentário), aposentadoria por incapacidade permanente acidentária (antiga aposentadoria por invalidez acidentária), e auxílio-acidente do trabalho.


    De caráter obrigatório, seu objetivo é certificar a existência de doença ou a ocorrência de algum acidente que tenha tornado o trabalhador incapacitado, total ou parcialmente, para o exercício da profissão de forma temporária ou definitiva.


    Fonte: iG Economia.

    • Sobre o autorEspecialista em Aposentadorias e Benefícios junto ao INSS
    • Publicações2
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mais-de-800-mil-brasileiros-estao-na-fila-do-inss-esperando-para-fazer-uma-pericia-medica-e-numero-pode-aumentar-com-a-greve-de-servidores/1424837981

    Informações relacionadas

    Ministério Da Previdência Social
    Notíciashá 15 anos

    BENEFÍCIO: O que é preciso fazer ao perder a data da perícia médica

    Petição Inicial - TJPE - Ação de Restabelecimento de Auxío-Doença Acidentário com Consequente Transformação em Aposentadoria por Invalidez c/c Pedido de Tutela de Urgência - Procedimento Comum Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social

    Petição Inicial - TRF03 - Ação de Concessão de Auxílio por Incapacidade Temporaria c/c Auxílio por Incapacidade Permanente - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

    Petição - Ação Auxílio-Doença Previdenciário contra Instituto Nacional do Seguro Social (Inss

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)