Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Mais de 90 mil atos são praticados pelas equipes da Corregedoria neste ano

    há 6 anos

    Investir na capacitação e contínua atualização dos servidores das unidades judiciárias tanto da Capital quanto do interior, estabelecer novos paradigmas gerenciais através de rotinas modernas de trabalho e auxiliar na redução da taxa de congestionamento processual tornando mais célere a prestação jurisdicional. Essa tem sido a diretriz norteadora dos trabalhos desenvolvidos pelas Equipes de Auxílio Forense e de Atividade Específica da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) que, de fevereiro a novembro deste ano, executou mais 90 mil atos processuais tanto nas comarcas do interior do Estado quanto na capital.

    Segundo o relatório de desempenho da CGJGO, a Equipe de Auxílio Forense praticou 45.037 atos, enquanto a de Atividade Específica confeccionou 6.738 minutas diversas. Quanto ao auxílio prestado nas escrivanias da capital o número ficou em 38.242 atos efetivados. “A capacitação dos servidores é a ferramenta mais eficaz para se alcançar uma melhora real dos serviços prestados pela Justiça aos cidadãos. Essa é uma preocupação da atual gestão da Corregedoria que prima pela valorização do servidor, o braço forte do Poder Judiciário. Desde que assumimos a CGJGO buscamos de fato introduzir conceitos de gestão no dia a dia da prestação de atividade jurisdicional tornando comuns conceitos como orientação, planejamento e indicadores de desempenho, dentre outros. É claro que isso se reflete na prestação jurisdicional e o trabalho flui de forma conjunta, tanto no que tange à Equipe de Auxílio Forense quanto à relacionada à Atividade Específica”, ressaltou o juiz Cláudio Henrique Araújo de Castro, auxiliar da Corregedoria e Coordenador Geral das duas equipes e do Projeto Encontros Regionais.

    Sobre as Equipes de Auxílio Forense e Atividade Específica da CGJGO

    Na busca por maior agilidade e eficiência na prestação jurisdicional do 1º grau, as Equipes de Auxílio Forense e Atividade Específica da CGJGO atuam de forma pontual nas unidades judiciárias de todo o Estado, sob a coordenação da Diretoria de Correição e Serviço de Apoio da CGJGO. A Equipe de Auxílio Forense, além de orientar e capacitar os servidores acerca da correta execução dos atos desempenhados no âmbito das escrivanias e da legislação vigente, auxilia os servidores das serventias a identificarem a metodologia adequada de trabalho e as irregularidades no trâmite processual.

    Entre as práticas realizadas estão atos ordinatórios de juntadas, expedição de alvarás, cartas precatórias, guias de execução mandados e editais, extratações, termos, apensamentos, antecedentes criminais, envio de malotes digitais e remessas ao Ministério Público, à Contadoria, ao Tribunal, bem como a mudança do layout interno. É composta pelos servidores Lucimar Batista Pereira, Aliny Flávia A. Barroso Sampaio de Sousa Martins, Eunice Hilária Ferreira, João Daniel dos Santos, Rivaldo José Borges, Sandra Villar e Valéria de Fátima Moreira.

    Já a Divisão de Atividade Específica integra a Diretoria de Correição e Serviços de Apoio da Corregedoria e é responsável pela elaboração de vários atos judiciais como elaboração de minutas, decisões, sentenças e despachos. Os integrantes estão sob a supervisão dos servidores Normínio Charú Ramos Júnior e José Marlei de Souza e é composta por 13 assistentes, uma voluntária e uma estagiária.

    Fazem parte da equipe Neiliane Fernandes de Siqueira, Isabela de Campos Faria Peixoto Mendonça, João Gabriel Amanso da Conceição, Guilherme da Paixão Costa Ferreira, Janaína Andrade Prata, Ana Carla de Amaral de Oliveira, Bruno Castro Vendramini, Cristiany Maria Alves Costa, Tatiane Morais Fonsêca, Leandro Araújo Barros, Patrícia Cardoso Valente, Matheus Moreira Pacheco, Bruno Guedes Tocantins Garcia, Fernanda de Oliveira Ferreira e Bianka Maryllia da Costa de Carvalho. (Texto: Myrelle Motta - Assessora de Imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)

    • Publicações18748
    • Seguidores496
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mais-de-90-mil-atos-sao-praticados-pelas-equipes-da-corregedoria-neste-ano/534674635

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)