Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

“mais e mais a respeito de menos e menos"

em dias idiotados.

Publicado por Gustavo Fontana
há 6 anos

Para mim existe um prazer na filosofia, pois a vida é mais do que o mercado da disputa e do lucro econômico.

Quando a filosofia era, de fato, como Platão a chama, "esse caro deleite"; quando o amor de uma Verdade modestamente parecia mais glorioso do que a ânsia pelos prazeres carnais, pois "a vida tem um significado" , e procurar esse significado é o deleite.

Uma parte imensa da vida é destituída de significado, compreendendo a futilidade da existência para alguns, você luta contra o caos que o cerca e que está dentro de você, mas o tempo todo acredita existir algo importante, para decifrar sua alma.

É assim, sempre queremos compreender; queremos saber que as coisas pequenas são pequenas e as coisas grandes são grandes, antes que seja tarde demais; queremos ver as coisas, agora, tal como irão parecer sempre.

Queremos aprender a rir diante do inevitável, a sorrir quando a morte aparecer, queremos ser um todo, coordenar nossas energias criticando e harmonizando nossos desejos; porque energia coordenada é a última palavra na ética e na política, e talvez também na lógica e na metafísica.

Podemos estar certos de que, se conseguirmos controlar o saber, todas as demais coisas nos serão incorporadas.

"Procurem, primeiro, as boas coisas da mente", adverte-nos Bacon, "e o resto lhes será proporcionado, ou, então, a falta do resto não será sentida."

A verdade não nos fará ricos, mas nos tornará livres. Um leitor indelicado nos deterá, aqui, informando-nos que a filosofia é tão inútil quanto o xadrez, tão obscura quanto a ignorância, e tão estagnante quanto a satisfação.

"Não há nada tão absurdo", disse Cícero, "que não possa ser encontrado nos livros dos filósofos”.

A ciência parece estar sempre avançando, enquanto a filosofia parece estar sempre perdendo terreno.

No entanto, isso só se deve ao fato de a filosofia aceitar a árdua e perigosa tarefa de lidar com problemas ainda não abertos aos métodos da ciência — problemas como o do bem e do mal, da beleza e da feiura, da ordem e da liberdade, da vida e da morte; tão logo um campo de investigação gera conhecimento suscetível de uma formulação exata, é chamado de ciência.

Toda ciência começa como filosofia e acaba como arte; surge na hipótese e flui para a realização. Filosofia é uma interpretação hipotética do desconhecido (como na metafísica) ou do conhecido de forma inexata (como na ética ou na filosofia política); é a trincheira adiantada no cerco à verdade.

Tentarei, ao menos, de tempos em tempos, escrever sobre filosofia, se for algo útil, então que se aproveite, se não for, sem problemas, porque o deleite é meu, e depois de algum tempo embaixo do sol, a opinião alheia, não me interessa..

  • Sobre o autorRefutador de falácias
  • Publicações6
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações652
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mais-e-mais-a-respeito-de-menos-e-menos/633296067

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

preciosas meditações... continuar lendo

obrigado Ayrton, seja bem vindo! continuar lendo