Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Mais rigor no teste de água no frango

    PROTESTE considera nova técnica um avanço para o consumidor, mas pede fiscalização

    A nova metodologia para medir a quantidade de água presente no frango congelado e resfriado, em vigor desde o dia 7 de dezembro, pode contribuir para a melhoria da qualidade dos produtos comercializados, desde que haja efetiva fiscalização do mercado.

    Esta é a avaliação da PROTESTE Associação de Consumidores que em 2009 detectou excesso de água e lesão econômica do consumidor em uma das cinco marcas avaliadas. No teste feito pela PROTESTE em 2009 os frangos foram pesados congelado e após o descongelamento.

    O teste apontou que o consumidor podia levar até 20% do peso do frango em água. Ou seja, no produto que custaria R$ 12 ele pagaria cerca de R$ 2,40 pela água. Essa porcentagem é muito acima do permitido por lei, o que caracteriza fraude econômica. Pelo processo tecnológico usado para o congelamento é natural a absorção de água, mas isso tem limite fixado pelo Ministério da Agricultura.

    A nova técnica aperfeiçoa a medição ao substituir o descongelamento por análise química para medir a proporção entre umidade e proteína na carne, com parâmetros variáveis conforme o tipo de corte.

    A PROTESTE Associação de Consumidores considera um avanço esta nova técnica de teor de água em cortes de frango, pois as anteriores valiam só para os frangos inteiros.

    A nova norma da Secretaria de Defesa Agropecuária está valendo para os cortes e em janeiro de 2011 passará a ser adotada na análise do frango todo.

    Continua suspensa a venda do frango temperado porque ao injetar o tempero com água no alimento, com a metodologia adotada, não há como controlar se supera o teor permitido de 20% de água (exclusivo para os temperados).

    • Publicações488
    • Seguidores601797
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações311
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mais-rigor-no-teste-de-agua-no-frango/2506423

    Informações relacionadas

    Warley Oliveira, Operador de Telemarketing
    Notíciashá 9 anos

    Teste constata excesso de água no frango congelado

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)