Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Mais uma comarca do interior fechada em Pernambuco.

    Agora foi a vez de Moreilândia

    Publicado por Ubiratan Figueiredo
    há 3 anos

     Depois de ter mais de 42 comarcas do interior do Estado fechadas , agora foi a vez da comarca de Moreilândia iniciar , como chama o TJPE, o "procedimento de agregação".

     Essas medidas de fechamento de comarcas, passou a valer desde o ano passado após a resolucao do Tribunal de Justiça de Pernambuco, que deu a justificativa de redução de despesas.

     Os processos da Ex-Comarca de Moreilândia, serão de responsabilidade da Comarca de Exu, como mostra a notícia vinculada no site do tribunal.


    Na última terça-feira (16/11), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) iniciou o procedimento de agregação da Comarca de Moreilândia à Comarca de Exu, que deve ser finalizado em 29 de novembro. Por isso, os prazos processuais da comarca agregada ficarão suspensos até que se ultime a intimação, por meio de ato ordinatório, dos advogados quanto à efetiva redistribuição para a unidade judicial de Exu.

    Seguindo o mesmo trâmite das agregações anteriores, o Ato GP 1009/2021 dispõe que todos os processos serão redistribuídos para a Comarca de Exu, conforme a competência estabelecida no Código de Organização Judiciária de Pernambuco, com a distribuição equitativa entre as unidades judiciárias. E que os magistrados e servidores da Comarca de Moreilândia devem proceder com todas as assinaturas eletrônicas pendentes no Sistema PJe até a data anterior à desinstalação da comarca.

    No tocante aos processos físicos, fica à cargo da comarca agregada sanear todas as pendências tais como a devolução remessa carga (exceto os remetidos ao Tribunal em grau de recurso), devolução de mandados, juntada de expedientes, petições pendentes, etc. Ademais, deverá ser feita a guia de remessa, em três vias, dos processos remetidos à unidade judiciária da Comarca de Exu, loteando e separando os respectivos processos devidamente identificados, a ser entregue na unidade judiciária para a qual foi redistribuído.

    Por fim, os documentos, expedientes e petições pendentes da comarca agregada, devem ser juntados aos respectivos processos, independentemente de encontrar-se em tramitação ou arquivado, exceto no caso de o processo ter sido remetido ao Tribunal, em grau de recurso. Nesta situação, os documentos processuais pendentes devem ser remetidos à unidade judiciária da comarca agregadora devidamente identificados.

    Fonte : TJPE


    Ubiratan Figueiredo .'. | Advogado |

    • Sobre o autorAdvogar é resolver problemas. Advocacia Morderna
    • Publicações116
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mais-uma-comarca-do-interior-fechada-em-pernambuco/1317068878

    Informações relacionadas

    Ubiratan Figueiredo, Advogado
    Notíciashá 2 anos

    O fechamento de comarcas continua em Pernambuco

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)