Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Manifestação de repúdio à tentativa de anistia de Caixa 2

    há 8 anos

    Vivemos um dos momentos mais relevantes da história de nossa República. Desde sua instalação em 15 de novembro de 1889, até hoje, jamais a sociedade brasileira esteve expressando de maneira tão veemente sua indignação contra os desmandos públicos, o nepotismo, o empreguismo, o fisiologismo, mazelas que deságuam nos dutos da corrupção.

    Em uma democracia, ainda que incipiente como a nossa, o clamor por mudanças vindo da base da sociedade tem como caixa central de ressonância o Parlamento, espaço que abriga o debate sobre os grandes temas de interesse da Nação. Nesta semana, uma Comissão Especial apresentou relatório sobre o projeto de lei contendo as medidas de combate à corrupção, pleito que ganhou a adesão maciça da sociedade.

    Com acertos e com erros, propostas relevantes e outras, que até redundaram em excessos inaceitáveis em um Estado Democrático Direito, o projeto original foi amplamente debatido na Comissão constituída para estudar a matéria. Ao final, viu-se um relatório que contém equívocos e omissões que merecerão ajustes, mas que ainda terá, no plenário da Câmara, oportunidade para melhorias, através de novos debates, novas propostas e críticas, conforme se espera do embate democrático.

    Ocorre que nem sempre os ditames da democracia são observados. Nem democrática nem republicana foi a iniciativa denunciada pela mídia de aproveitamento da proposta original de combate à corrupção para se tentar inserir artigo com objetivo diametralmente contrário ao que se propunha. Inverteu-se o objetivo. O que vimos foi a tentativa de premiar atos de corrupção, conforme se pode ler no artigo que propõe anistia aos corruptos. Registre-se, ainda, a agravante de a ideia ser embutida às sombras, de maneira anônima, votada de forma a impedir a identificação não só dos autores da maquinação como dos que a apoiariam.

    A Secção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil ombreia-se ao Conselho Federal e às demais Seccionais, repudiando qualquer tentativa que possa prosperar na direção de anistia à prática de crimes que têm causado enorme prejuízo ao erário público e à sociedade brasileira. Conclamamos os Congressistas, cuja missão é a de lutar pela grandeza da Nação e procurar meios e formas de proporcionar bem estar ao povo, para que aprovem efetivas medidas com objetivo de não dar tréguas à corrupção, dentro dos preceitos do Estado Democrático de Direito e sempre em respeito aos direitos fundamentais. E que recusem, de maneira peremptória, propostas e sugestões para driblar a ética e a moral com a premiação de desmandos e ilicitudes.

    Marcos da CostaPresidente da OAB SP

    • Publicações8608
    • Seguidores165
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/manifestacao-de-repudio-a-tentativa-de-anistia-de-caixa-2/408828251

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)