Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mantida homologação e demarcação da linha de preamar média na Barra da Tijuca

    há 15 anos

    A Procuradoria Regional da União da 2ª Região (PRU2) manteve, na Justiça, a homologação e demarcação dos terrenos de marinha da União na região da Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro (RJ).

    O caso envolvia a Associação dos Moradores e Amigos do Tijucamar e do Jardim Oceânico (Amar), que ajuizou ação contra a União após a cobrança de foro pela utilização dos terrenos de marinha.

    São considerados terrenos de marinha da União os imóveis que estão até 33 metros na terra a partir da posição do mar. No caso em questão, é considerada a posição do mar em 1831, data em que foi traçada a Linha de Preamar Média (LPM) no Brasil. Quem está dentro desta área não é considerado proprietário, mas sim ocupante de um terreno da União, e paga foro anual pelo imóvel.

    Em 1956, após estudos feitos pela Administração, a LPM foi demarcada e homologada, com o aviso sendo feito através de editais publicados no Diário Oficial. Após a demarcação, quem estivesse nos limites da LPM teria de pagar foro à União.

    Em 2006, 50 anos após os fatos, a Amar, discordando da cobrança do foro, ajuizou ação na 22ª Vara Federal do Rio questionando o ato. O juízo de primeiro grau deu provimento parcial ao pedido, suspendendo a homologação, mas mantendo a demarcação.

    Tanto a PRU2 quanto a Associação recorreram da decisão no TRF. A Associação argumentou que houve erros na identificação do terreno e que o mesmo não poderia ser considerado terreno de marinha, já que não haveria documentos comprobatórios de autenticidade irrecusável. Alegou, ainda, que a convocação dos moradores para que tomassem conhecimento da demarcação e homologação dos terrenos foi feita por edital, e não pessoalmente.

    A Procuradoria sustentou que, à época da demarcação e da homologação, o engenheiro responsável utilizou corretamente todos os instrumentos disponíveis, valendo-se de plantas e documentos de autenticidade irrecusável. Além disso, como esse trabalho foi realizado em 1956, não haveria mais prazo para contestações dos atos da fazenda pública, que, de acordo com o Decreto 20.910/32, é de cinco anos.

    A União alegou, ainda, que apenas os moradores da região na época da demarcação poderiam fazer reclamações, e não a Associação. Por fim, ressaltou que os editais foram publicados de acordo com a legislação e que, caso a demarcação fosse anulada por ter sido avisada via edital, vários outros procedimentos, como a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, também teriam de ser anulados.

    O TRF acolheu os argumentos da PRU2 e manteve tanto a homologação quanto a demarcação da linha de preamar média na Barra da Tijuca. Em sua decisão, o Tribunal levou em consideração que as terras da região sempre pertenceram à União, ou seja, a propriedade da União não surgiu após a demarcação do terreno de marinha, retroagindo à época do descobrimento do Brasil.

    A PRU2 é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).

    Luiz Henrique Guimarães

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações260
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantida-homologacao-e-demarcacao-da-linha-de-preamar-media-na-barra-da-tijuca/1251903

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 12 anos

    De quem é a competência para a execução de um título executivo extrajudicial? - Denise Cristina Mantovani Cera

    Lauro Chamma Correia, Operador de Direito
    Notíciashá 8 anos

    Nova lei sobre terrenos da União reduz taxas de laudêmio e ocupação

    Artigoshá 7 anos

    Terrenos de marinha e a linha do preamar médio do ano de 1831

    O mar encobriu a linha da preamar e apagou os terrenos de marinha. Entenda!

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    Capítulo III. Da Competência

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)