Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Mantida sentença que garantiu aposentadoria integral por invalidez a servidora pública estadual

    Publicado por COAD
    há 9 anos

    Em decisão monocrática, o desembargador Carlos Escher manteve sentença da 2ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia que, em ação revisional, concedeu aposentadoria com valor integral à servidora pública estadual Sirlene Félix de Brito, por invalidez decorrente de doença grave e de cura improvável. Ela ocupava o cargo de assistente de gestão, na extinta Agência Goiana de Administração e Negócios Públicos (Aganp), e foi considerada incapaz para o exercício de suas funções pela Junta Médica da Secretaria da Fazenda.

    O Estado de Goiás interpôs apelação, pedindo a reforma da sentença, sob alegação de que, na época em que Sirlene aposentou por invalidez (junho de 2008), já estava em vigor a Lei Federal nº 10.887/04 e a Emenda Constitucional nº 41/03. Esta última prevê que, nos casos de aposentadoria por invalidez, os proventos devem ser proporcionais ao tempo de contribuição. Além disso, o Estado sustentou que a percepção de proventos integrais não significa que a integralidade corresponde à totalidade dos vencimentos ou subsídios que o servidor recebia ao se aposentar.

    De acordo com o desembargador, nesse caso foram avaliadas a Constituição Federal e o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Goiás. O magistrado afirma que o artigo 264, da Lei Estadual nº 10.460/88 (Estatuto dos Servidores), prevê que o provento da aposentadoria será correspondente ao vencimento integral do cargo do funcionário, caso o servidor seja acometido por doença grave, contagiosa ou incurável, confirmada com base nas conclusões da Junta Médica Oficial do Estado.

    FONTE: TJ-GO

    • Publicações40292
    • Seguidores1094
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantida-sentenca-que-garantiu-aposentadoria-integral-por-invalidez-a-servidora-publica-estadual/159811336

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TRF03 - Ação Revisional de Aposentadoria por Invalidez - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

    Henrique Serraglia, Estudante de Direito
    Artigoshá 6 anos

    Revogação, Nulidade, Caducidade e Rompimento no Testamento

    Conselho Nacional de Justiça
    Notíciashá 12 anos

    Desembargador do TJGO é aposentado compulsoriamente

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)