Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Mantido júri que condenou motorista embriagado por atropelar seis pessoas

    Publicado por Wagner Brasil
    há 3 anos

    Se gostar dessa notícia, siga este canal e minhas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos sobre Direito Penal e Direito Eleitoral.

    Site: https://www.wagnerbrasil.adv.br/

    Facebook: https://www.facebook.com/wagnerbrasil.adv

    Instagram: https://www.instagram.com/wagnerbrasil.adv

    Linkedin: https://www.linkedin.com/in/wagner-brasil-1459581bb/


    Lei Aumenta a Pena Para Motorista Embriagado 2020

    A 2ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve júri da Comarca de Ribeirão Bonito que condenou réu por tentativa de homicídio qualificado. A pena foi fixada em 12 anos de reclusão, em regime inicial fechado.

    De acordo com os autos, o réu dirigia alcoolizado e em alta velocidade quando atingiu seis pessoas, dentre elas crianças, que estavam na calçada de uma rua no município de Boa Esperança do Sul. Após o ocorrido, o motorista tentou ligar o veículo para fugir do local, mas foi impedido por moradores da vizinhança, que o tiraram do automóvel e chamaram a polícia. Apesar dos ferimentos e sequelas, todas as vítimas sobreviveram.

    “A condução de veículo em elevada velocidade e a ingestão de bebida alcoólica a ponto de tornar visível o estado de embriaguez amparam o reconhecimento pelos Jurados do dolo eventual e, consequentemente, a condenação pelos homicídios tentados e a embriaguez ao volante”, escreveu o relator da apelação, desembargador Luiz Fernando Vaggione. “Como consignado na r. sentença, o acusado se envolvera - antes dos fatos analisados neste processo - em crime de embriaguez ao volante, a demonstrar sua displicência quanto à segurança própria e, especialmente, de terceiros.”

    Segundo o magistrado, “não obstante a defesa tenha alegado que o réu não agiu com dolo eventual, os jurados responderam afirmativamente ao 4º quesito, o que não está dissociado das provas produzidas nos autos. Longe de poder ser considerada como manifestamente contrária à prova dos autos, a decisão dos Senhores Jurados deve ser prestigiada, à luz da soberania constitucional outorgada aos pronunciamentos do tribunal popular”.

    O julgamento, de votação unânime, teve a participação dos desembargadores Alex Zilenovski e Francisco Orlando.

    Apelação nº 0004010-63.2014.8.26.0498

    Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo

    • Sobre o autorAdvocacia Especializada em Direito Penal e Direito Eleitoral
    • Publicações1917
    • Seguidores76
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantido-juri-que-condenou-motorista-embriagado-por-atropelar-seis-pessoas/1216558093

    Informações relacionadas

    Lucas F. D. Labronici, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Habeas Corpus

    Lucas F. D. Labronici, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Habeas Corpus (trancamento ação penal)

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)