Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Manutenção da elaboração de termos circunstanciados pela PM

    A anunciada intenção do secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, de retirar da competência da Polícia Militar o Termo Circunstanciado (TC-PM) e transferir as escoltas dos presos das cadeias públicas para a Polícia Militar, foi criticada pelo deputado Pedro Tobias (PSDB) em pronunciamento feito durante sessão ordinária desta quinta-feira, 20/8. O Supremo Tribunal Federal decidiu não reconhecer parte da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), movida pelo Partido Republicano (PR), em que o partido questiona essa competência da Polícia Militar. O Tribunal de Justiça de São Paulo manifestou-se favoravelmente ao TC-PM.

    No entendimento do deputado, a suposta medida do secretário pode ser vista como desrespeito ao Tribunal de Justiça paulista, além de "enorme desprestígio à Polícia Militar do Estado e ao seu povo".

    Segundo Pedro Tobias, o argumento de que "seria atividade de polícia judiciária" foi contestado por todos os tribunais, onde há vasta doutrina a respeito do assunto sustentando o TC-PM. O próprio Supremo Tribunal Federal decidiu, recentemente, que o TC é um simples registro de um fato e, portanto, pode ser feito pela Polícia Militar, lembrando, que a Polícia Civil aceita registro de fatos criminais de menor importância, até pela Internet e por qualquer cidadão, mas não aceita da Polícia Militar."

    ptobias@al.sp.gov.br

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/manutencao-da-elaboracao-de-termos-circunstanciados-pela-pm/1739449

    Informações relacionadas

    Marcio Jorio Fernandes, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Termo circunstanciado de ocorrência (TCO) lavrado por policiais militares

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)