Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Mapa busca apontar o tamanho da desigualdade racial na política

    PRE-SP reúne ativistas negros para discutir mapeamento do grau de desigualdade racial no Brasil

    há 7 anos

    Maioria da população do país (54%), os negros são minoria na política. Dos 513 deputados federais, apenas 22 se declararam negros. A desigualdade racial, evidenciada na sub-representação dos negros na política, desde as câmaras municipais até o Congresso Nacional, será retratada em diversos graus e dimensões no Mapa da Desigualdade Racial, desenvolvido pela Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE-SP).

    A PRE-SP reuniu hoje (12/7) ativistas negros para discutir o aprimoramento da metologia para a criação dessa ferramenta que mostrará a desigualdade racial na política, principalmente detalhando essa realidade nos municípios. Isso está sendo feito basicamente por meio de cruzamento de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Mapa da Desigualdade Racial

    A ideia é mostrar a representação dos negros nas câmaras municipais, assembleias legislativas, no Congresso Nacional e nos cargos executivos, uma iniciativa aplaudida pelos ativistas negros e de movimentos sociais que pretendem usar a ferramenta para subsidiar sua atuação no combate às desigualdades. A intenção deles é que seja uma ferramenta mobilizadora, seja na formulação de políticas públicas, mudança da legislação eleitoral ou reforma política.

    Por que o mapa? O procurador regional eleitoral Luiz Carlos Gonçalves responde: "Porque a desigualdade racial é um tema de pouca visibilidade no campo eleitoral e o mapa chama a atenção para essa questão".

    A barreira para combater a sub-representatividade dos negros na política começa nos próprios partidos que praticamente ignoraram convite feito pela PRE-SP para participar da reunião de hoje, o que reforça a avaliação do procurador de que é precisa tratar desse assunto de forma sistemática.

    Por que essa questão é importante? A ativista Maria Aparecida Pinto diz que o deficit de representação dos negros na política significa que estes não terão participação efetiva na formulação de leis e políticas públicas que possam combater as disparidades não apenas na política, mas em todas outras dimensões. “Nesse ritmo, vamos patinar por mais 400 anos”, afirma.

    Relacionadas
    • PRE-SP realizará Encontro Propositivo pela Igualdade das Mulheres na Política
    • PRE-SP divulga algumas das propostas apresentadas no Encontro Propositivo pela Igualdade das Mulheres
    • PFDC e Ouvidoria da Igualdade Racial discutem encaminhamentos de denúncias
    • Participe da audiência pública para discutir o direito das mulheres à não discriminação racial e de gênero
    • Publicações37267
    • Seguidores710
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações161
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mapa-busca-apontar-o-tamanho-da-desigualdade-racial-na-politica/477474143

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)