Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MARABÁ: Mandante é absolvido e dois executores são condenados pelo assassinato de extrativistas

    Terminou ontem à noite, por volta de 19h30, o júri dos acusados pelo assassinato do casal de extrativistas José Cláudio dos Santos e Maria do Espírito Santo. O acusado de ser o mandante do crime, José Rodrigues Moreira foi inocentado, enquanto que os dois executores foram condenados a mais de 40 anos de prisão, cada um. A não condenação de todos os envolvidos causou revolta na população, que gritou palavras de protesto e apedrejou o fórum de Marabá.

    Atuaram pelo Ministério Público do Estado os promotores de justiça Danyllo Pompeu Colares, Ana Maria Magalhães Carvalho e Bruna Rebeca Paiva de Moraes.

    Após mais de quatro horas reunidos na sala secreta os jurados tomaram sua decisão e o juiz Murilo Lemos Simão anunciou a sentença no início da noite.

    O réu acusado de ser o mandante, José Rodrigues Moreira foi inocentado pelo conselho de sentença por 4 votos a 3 das acusações de homicídio triplamente qualificado em relação ao assassinato de José Cláudio e de homicídio duplamente qualificado em relação a vitima Maria do Espirito Santo.

    O réu Lindonjonson Silva Rocha foi condenado pelo homicídio duplamente qualificado em relação as duas vitimas tendo sido condenado a um total de 42 anos e 8 meses de reclusão em regime inicialmente fechado.

    O réu Alberto Lopes do Nascimento foi condenado pelo homicídio triplamente qualificado em relação a vítima José Cláudio e condenado por homicídio duplamente qualificado pelo assassinato de Maria, totalizando 45 anos de reclusão em regime inicialmente fechado.

    Os réus condenados não poderão apelar em liberdade.

    Após a leitura da sentença, o Ministério Público recorreu da decisão em relação a absolvição do mandante José Rodrigues Moreira, pleiteando a realização de novo tribunal do júri somente em relação a este.

    Os advogados de defesa também recorreram das sentenças condenatórias dos executores do crime. O CRIME Com base no pedido Ministério Público estadual, o juiz de direito, Murilo Lemos Simão pronunciou os três denunciados José Rodrigues Moreira, Lindonjonson Silva Rocha e Alberto Lopes do Nascimento, pelo duplo homicídio cometido contra o casal de extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva, assassinados no dia 24/5/2011. Há indícios de que o duplo assassinato fora motivado por disputa de lote agrário na zona rural do município de Nova Ipixuna, região sudeste, localizado a 480 quilômetros da capital Belém, região norte do País. Diz a pronúncia O motivo do delito foi a disputa pela posse de área de terra rural adquirida pelo denunciado José Rodrigues. Objetivando afastar qualquer impedimento para adquirir a posse da terra, José Rodrigues planejou, organizou e financiou o duplo homicídio. Os executores agiram com crueldade, tanto que arrancaram uma das orelhas da vítima José Cláudio como prêmio pela execução do delito. Após a execução os acusados fugiram Os acusados tiveram a prisão preventiva decretada em 28/7/2011 considerando-se a pressão exercida pelos meios de comunicação e movimentos sindicais e ambientalistas tanto na esfera nacional como internacional.

    Texto: Edyr Falcão e Edson Gillet, com informações do PJ Danyllo Colares

    Foto: mst.org.br

    • Publicações4994
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações70
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maraba-mandante-e-absolvido-e-dois-executores-sao-condenados-pelo-assassinato-de-extrativistas/100438910

    Informações relacionadas

    MARABÁ: inscrições para Audiência Pública Meninos do Trem seguem até próxima sexta-feira (20)

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)