Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Marden denuncia manipulação de pesquisas no Piauí

    O deputado Marden Menezes (PSDB) denunciou que o portal piripiri40ºgraus.com não contratou qualquer pesquisa de opinião sobre a intenção de votos dos eleitores de Piripiri. O jornalista responsável pelo portal, assustado, garantiu não só não ter contratado o instituto como sequer tinha conhecimento de tal pesquisa, que seria realizada entre os dias 18 e 19 de agosto pelo Instituto Credibilidade.

    Isso é crime, é falsidade ideológica usar o nome de um portal de credibilidade para justificar a divulgação de uma pesquisa fraudulenta, reclamou.

    A coligação Unidos Pelo Trabalho, de posse desse dados, pretende denunciar o crime à Justiça Eleitoral e à Polícia Federal.

    Isso motra o quanto é grave a situação de negociatas envolvendo institutos de pesquisa e candidatos e partidos políticos. Existem muitos desses institutos a serviço de partidos e grupos políticos. É um crime que deve ser investigado pela Polícia Federal, pois o registro das pesquisas é feito no site do TRE-PI seguindo a legislação que é nacional, acrescentou Marden adiantando que a suposta pesquisa foi protocolada com o nº 202/2012 pelo Instituto Credibilidade.

    O deputado denunciou ainda que alguns portais que recebem dinheiro do Estado estariam sendo pressionados a participar dessa fraude para dar vazão aos dados e assim tentar mudar a opinião pública baseada em números fraudados.

    O requerimento está na Mesa Diretora, pedindo que a Coordenadoria de Comunicação do Estado, informe os valores repassados aos portais de Piripiri para confrontar com as divulgações por eles realizadas. Um instituto idôneo não incorreria nesse tipo de crime. Todos os documentos que nós obtivemos serão encaminhados à Justiça e Eleitoral e à Polícia Federal.

    O Congresso Nacional precisa urgente votar a reforma eleitoral para que a sociedade não fique submetida a esse tipo de atitudes como essa", defendeu Marden Menezes.

    O deputado João de Deus (PT) disse que o assunto merece ser debatido, citando o diálogo entre um jornalista e o dono de um instituto de pesquisa de Teresina. Quero mesmo é os R$ 200 mil no bolso. As pesquisas estão servindo de instrumento de manipulação, embora não tenham sido criadas com esse objetivo. O Congresso precisa repensar as pesquisas. Eu, particularmente, sou contra a pesquisa como instrumento de estratégia, de manipulação da divugação dos dados nela obtidos.

    Rejane Dias (PT) disse que as pesquisas manipuladas além de confundir a opinião pública, ainda induz eleitores indecisos e os que pretendiam votar nulo a mudarem de opinião para seguir os números das pesquisas.

    O deputado Antonio Félix (PSD) afirmou ter testemunhado eleitores lamentandoi que dariam um voto perdido, referindo-se aos números das pesquisas desvavoráveis aos candidatos por eles apoiados. Que seja aprovado mais rigor contra a fraude nessas pesquisas e um maior controle sobre os institutos.

    Marden concluiu a fala alertando os eleitores nos municípios com relação a fraudes em pesquisas de opinião, que estariam acontecendo no Piauí.

    • Publicações7608
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/marden-denuncia-manipula-xe7-xe3-o-de-pesquisas-no-piau-xed/100030809

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)