Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Marido que bate na mulher agora pode ser preso em flagrante e ficar três anos detido

    Publicado por Justilex
    há 18 anos

    Warning : getimagesize (fotos_noticias/agressaomulher1.jpg) [ function.getimagesize ]: failed to open stream: No such file or directory in /home/justilex/public_html/adm/funcoes.php on line 924 Warning : getimagesize (fotos_noticias/agressaomulher1.jpg) [ function.getimagesize ]: failed to open stream: No such file or directory in /home/justilex/public_html/adm/funcoes.php on line 924 Warning : getimagesize (fotos_noticias/agressaomulher1.jpg) [ function.getimagesize ]: failed to open stream: No such file or directory in /home/justilex/public_html/adm/funcoes.php on line 924 Warning : imagecreatetruecolor () [ function.imagecreatetruecolor ]: Invalid image dimensions in /home/justilex/public_html/adm/funcoes.php on line 1072 Warning : imagecopy (): supplied argument is not a valid Image resource in /home/justilex/public_html/adm/funcoes.php on line 1073 Warning : imagecopyresized (): supplied argument is not a valid Image resource in /home/justilex/public_html/adm/funcoes.php on line 1076 tmp/_agressaomulher1.jpg"width="160"height="144"border="0"style="float:left; padding-right:5px; padding-bottom:5px;">O Brasil vai triplicar a pena para agressões domésticas contra mulheres e aumentar os mecanismos de proteção das vítimas. A Lei de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher será sancionada amanhã, às 12h, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e receberá o nome de “Lei Maria da Penha”.

    A biofarmacêutica Maria da Penha Maia, que lutou durante 20 anos para ver o agressor condenado, virou símbolo contra a violência doméstica. Em 1983, recebeu um tiro nas costas do marido, Março Antonio Herredia, e ficou paraplégica. Em 2001, após 18 anos, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos responsabilizou o Brasil por negligência e omissão em relação à violência doméstica. Somente em 2003, o ex-marido de Penha foi preso.

    A nova lei vai alterar o Código Penal e permitir que agressores sejam presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada. Também acaba com as penas pecuniárias, aquelas em que o réu é condenado a pagar cestas básicas ou multas. A pena máxima vai passar de um ano de detenção para três.

    A lei também traz uma série de medidas para proteger a mulher agredida, que está em situação de agressão ou corre risco de vida. Entre elas, a saída do agressor de casa, a proteção dos filhos e o direito de a mulher reaver seus bens e cancelar procurações feitas em nome do agressor. A violência psicológica passa a ser caracterizada também como violência doméstica.

    A mulher poderá também ficar seis meses afastada do trabalho sem perder o emprego se for constatada a necessidade de manutenção de sua integridade física ou psicológica. Será criado também um juizado especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher para dar mais agilidade aos processos.

    • Publicações3628
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2769
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/marido-que-bate-na-mulher-agora-pode-ser-preso-em-flagrante-e-ficar-tres-anos-detido/12987

    Informações relacionadas

    Turnes Advogados, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Substabelecimento com reserva de iguais poderes

    Flávia Pereira Ribeiro
    Artigoshá 13 anos

    STF derruba voto impresso aprovado pelo Congresso

    O que acontece depois de fazer um B.O. de violência doméstica? Posso retirar a "queixa"?

    Luiz Flávio Gomes, Político
    Artigoshá 13 anos

    Marido pode agir em legítima defesa contra a mulher

    André Pereira, Advogado
    Artigosano passado

    A concessão de fiança nos casos envolvendo a Lei Maria da Penha

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)