Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Marina conversa com ministros do TSE em busca de viabilizar Rede

    Publicado por Reuters Brasil
    há 11 anos

    BRASÍLIA, 27 Set (Reuters) - Na tentativa de viabilizar a criação do Rede Sustentabilidade, partido que tenta fundar com vistas às eleições em 2014, a ex-senadora Marina Silva desempenhou um périplo pelos gabinetes dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a poucos dias do prazo limite para o registro formal de legendas, e afirmou que a Rede preencheu todos os requisitos para a obtenção de registro.

    A ex-senadora e segunda colocada nas pesquisas que já sondam as intenções de votos para a eleição presidencial espera que os ministros contabilizem cerca de 95 mil assinaturas, rejeitadas sem justificativa pelos cartórios, segundo a Rede.

    O partido em gestação pode não ter alcançado o número mínimo de assinaturas necessárias --de 492 mil-- certificadas pelos cartórios para o registro na Justiça Eleitoral.

    "Apresentamos (aos ministros) uma série de razões pelas quais compreendemos ser justa a nossa petição de registro da Rede Sustentabilidade", disse Marina a jornalistas, após reunião com a ministra Luciana Lóssio, do TSE, nesta sexta-feira.

    "Colocamos um memorial com todas as provas de que coletamos 868 mil assinaturas, que encaminhamos dentro dos prazos e que se contabilizadas as 95 mil assinaturas anuladas injustificadamente, a Rede tem mais de 550 mil assinaturas, e portanto está apta ao seu registro."

    Desde que apresentou o pedido de registro ao TSE, Marina e outros integrantes da Rede têm reclamado da demora dos cartórios eleitorais em certificar as assinaturas.

    Pelas regras eleitorais, novos partidos têm de ser criados até o dia 5 de outubro, para que possam concorrer nas eleições do ano que vem.

    Questionada sobre a possibilidade de filiar-se a outro partido caso seja inviabilizada a criação da Rede, a ex-senadora afirmou estar "100 por cento focada no plano A".

    Nesta semana, o TSE concedeu registro para dois novos partidos, o Solidariedade, do deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, e o Pros (Partido Republicano da Ordem Social), elevando o número de partido políticos no Brasil para 32.

    Marina também comentou a pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira, que apontou aumento da vantagem da presidente Dilma Rousseff sobre ela na preferência do eleitorado. A ex-senadora afirmou que "ainda é cedo" e que a sondagem mostra "apenas um momento.

    O primeiro turno da eleição presidencial acontece daqui a pouco mais de um ano.

    De acordo com os levantamentos mais recentes, a ex-senadora ocupa a segunda posição, atrás de Dilma, mas à frente do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

    (Reportagem de Maria Carolina Marcello)

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/marina-conversa-com-ministros-do-tse-em-busca-de-viabilizar-rede/100695985

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)