Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MARITUBA: MP investiga inexistência de Conselho Municipal de Educação

    Os promotores de Justiça dos Direitos Constitucionais, Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa de Marituba, Alessandra Rebelo Clos e José Edvaldo Pereira Sales, instauraram, na segunda-feira, 7, inquérito civil para apurar a inexistência de Conselho Municipal de Educação no município. A ausência de Conselho Municipal de Educação foi descoberta quando os promotores de Justiça, ao investigarem, em outro procedimento, a prestação de contas na área da educação, foram informados por meio do ofício 0572/13 do gabinete da Secretaria Municipal de Educação, que apesar de criado o referido Conselho pela Lei 269/12, o Executivo municipal não adotou as medidas necessárias para a sua implantação. Diante dos fatos, foi instaurado o inquérito civil e expedida recomendação ao prefeito para que, no prazo de sessenta dias, promova o processo eleitoral para escolha dos conselheiros e forneça a infraestrutura necessária para o seu funcionamento, devendo informar sobre todas as medidas aos promotores de Justiça para acompanhamento e fiscalização. "O Conselho Municipal de Educação possui grande importância, pois compete a ele, dentre outras atribuições legais, promover o planejamento, execução e avaliação do plano municipal de educação que constitui a base norteadora do procedimento político, administrativo e educacional adequado à realidade local", ressaltam os promotores de Justiça Alessandra Clós e Edivaldo Sales.

    Texto: PJ de Marituba

    Edição: Assessoria de Imprensa

    • Publicações4994
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/marituba-mp-investiga-inexistencia-de-conselho-municipal-de-educacao/100705997

    Informações relacionadas

    Benigno Núñez Novo, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Revistas e sites para publicação de artigos de direito

    Artigoshá 4 anos

    Instâncias de Controle Social Formal no Brasil

    Pedro alem Santinho, Advogado
    Artigoshá 9 meses

    Desvendando o FUNDEB: Como um Conselho Garante a Transparência na Educação

    Sinval Salomão Alves Medeiros, Advogado
    Artigoshá 6 meses

    "Desafios e Tendências na Gestão Pública Municipal do Século XXI: Uma Abordagem à Luz da Legislação Municipal"

    Benigno Núñez Novo, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)