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25 de Maio de 2024

Marketing para advogados: 5 motivos para ter uma estratégia profissional

Fazer você mesmo a divulgação de seu escritório pode custar caro

Publicado por Herbert Weil
ano passado

Advogados têm habilidade em escrever. Os celulares modernos fotografam e filmam com ótima qualidade. As redes sociais são intuitivas e gratuitas. Esses fatores podem estimular alguns operadores do Direito a fazer sua própria estratégia de marketing, publicações, imagens e divulgação em geral, sem contratar uma agência de marketing especializada ou um profissional com experiência na área. Mas, isso pode custar caro.

Abaixo vamos considerar as 5 principais vantagens de advogados terceirizarem para um profissional o marketing de sua carreira ou escritório de advocacia, em vez de começar pesquisar sobre publicidade, internet, gravação de vídeos e todo o universo de produção de conteúdo para que consiga desempenhar essa tarefa por conta própria.

De acordo com o advogado e escritor, Vinícius Gordon, secretário-geral do Tribunal de Ética e Disciplina e professor da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia, ter uma estratégia profissional de marketing feita por um especialista contratado é o melhor caminho para os escritórios de advocacia ou advogados autônomos.

Ao comentar sua participação no livro “Marketing Jurídico - A Estratégia da Diferenciação”, Gordon falou sobre o que escreveu. “Destaquei como pode o advogado, de forma prática, fazer a sua publicidade, utilizando as ferramentas e os meios permitidos pelo provimento, bem como frisei a importância da terceirização do marketing jurídico a um profissional da área, como meio hábil para impulsionar a divulgação do trabalho do advogado no mercado tecnológico”, disse.

Pois bem, vejamos abaixo os cinco pontos que mencionei no início do texto:

1. Seja encontrado

Imagine um advogado que esteja no Instagram, Facebook, Youtube, notícias na imprensa, blogs ranqueados no Google, citações em artigos, colunas em sites, entrevistas em podcasts, textos em revistas, entre outros. Ficará mais fácil para um potencial cliente encontrar ele, não acha?

Para que tudo isso aconteça é necessário uma estratégia de conteúdo adequada, que reflita os valores e capacidades do profissional. Sozinho será muito difícil criar e distribuir material para vários canais na internet ou em meios físicos sem que isso atrapalhe seu ritmo de trabalho no escritório de advocacia.

Uma agência ou profissional liberal autônomo contratado conseguirá produzir mais conteúdo e colocar em diversas plataformas para que, em qualquer canto da internet, alguém encontre o advogado.

2. Construa reputação

O exercício da advocacia depende muito da credibilidade que o advogado transmite. Construindo uma reputação através da divulgação de suas atividades, serviços, atuação na comunidade e demonstrações de conhecimento, o advogado facilitará para o cliente perceber suas qualidades. Assim, uma assessoria de marketing full time garantirá que a reputação seja compatível com a formação acadêmica, experiência e todo a expectativa de imagem que o advogado deseja transmitir a seu público.

É através da reputação e de como as pessoas percebem o operador do Direito que os clientes criarão, ou não, uma relação de confiança com o advogado. Portanto, investir em alguém que seja especialista em marketing neste quesito é garantir os melhores resultados para a maneira como toda a história do advogado será vista, entendida e até mesmo sentida.

3. Economize tempo e dinheiro

Elaborar textos para divulgação, agendar entrevistas, produzir artes para as redes sociais ou pesquisar conteúdo pode tomar tempo precioso da atividade de um advogado em peticionar, recorrer ou cumprir prazos.

Delegar o marketing jurídico para um profissional pode significar ter uma estratégia de divulgação sem prejudicar a agenda de trabalho no escritório. Para um autônomo, tempo é dinheiro. E é bem provável que sua atividade renda mais a você por hora trabalhada do que você gastaria comparativamente na hora de um profissional de marketing para alimentar suas redes.

Ou seja, fazer por conta para economizar, na verdade, pode custar caro.

4. Mais qualidade na comunicação

Assim como um acusado pode se defender sozinho na Justiça, sem um advogado, você também pode deixar de lado um profissional de marketing para fazer sua própria divulgação. Contudo, em ambos os casos, as chances de conseguir sucesso são maiores quando o especialista está em jogo.

A qualidade da comunicação de um escritório aumenta muito na contratação de um especialista em fotografia, texto, design, redes sociais, imprensa, relações públicas, organização de eventos, entre outros.

É notório que muitos advogados dominem a arte da escrita para o âmbito jurídico, entretanto, a linguagem de fácil acesso, clara e persuasiva em poucas linhas ou parágrafos pode ser um desafio para boa parte deles.

5. Manter a constância

Um profissional que recebe a missão de manter atualizadas as redes sociais de um advogado, cuidando ainda da agenda de eventos e presença na mídia conseguirá ter mais constância nesta prestação de serviço do que se o operador do Direito fosse fazer tudo sozinho.

Isso porque dificilmente o advogado priorizará a agenda de publicidade ou o cronograma de posts em detrimento das reuniões com clientes ou audiências no fórum, quando os horários conflitarem (o que, sem dúvida, ocorrerá).

Sem constância a audiência pode notar desorganização, inatividade, insegurança ou inabilidade no desenvolvimento da linha editorial da página. Naturalmente isso pode refletir nas outras qualidades profissionais do advogado de maneira negativa.

Por isso, a Smart Digital Marketing tem a estratégia que você precisa.

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Herbert Weil

Diretor de Marketing

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