Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Mato Grosso criará força tarefa para regularização do cadastro rural

    Em audiência nesta quarta-feira (10.02), o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Rolf Hachbart, em Brasília-DF, assegurou ao secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich, a realização de reunião de trabalho entre Richard Martins Torsiano diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e o Willian César Sampaio superintendente do Incra-MT, em Cuiabá-MT, para a criação de uma força-tarefa necessária para dar mais agilidade nos processos com o aumento do efetivo de funcionários responsáveis pela emissão do certificado. “Mato Grosso é prioridade, para esse trabalho vamos disponibilizar técnicos que irão quantificar os processos que não foram analisados, e servirá de modelo para os outros Estados”, disse.

    O presidente Rolf Hachbart também anunciou que o INCRA fará divulgação, em nota explicativa sobre a Instrução Normativa número 24 que estabelecerá regras para a tomada de medida das propriedades e respalda a elaboração do CCIR, apontando as diferenças entre uma propriedade certificada e uma planta georeferenciada.

    A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Mato Grosso (Incra/MT) e a Federação da Agricultura de Mato Grosso, (FAMATO), realizam no próximo dia 22 de fevereiro (segunda-feira), local ainda a ser definido, seminário conjunto sobre as alterações no procedimento para facilitar a regularização do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), estão previstos palestras e debates, além da elaboração de propostas de ação conjunta.

    A Associação Brasileira de Georreferenciamento e Geomática, (ABRAGEO), regional de Mato Grosso apresentaram ao secretario Neldo Egon Weirich uma demanda mais seis mil processos administrativos que estão na Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA/MT),esperando parecer técnico. do pedido de georreferenciamento de imóveis rurais e de habilitação de cadastro rural junto ao sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) do INCRA. . O georreferenciamento é uma tecnologia que permite determinar a posição geográfica de propriedades rurais com resultados precisos. "A preocupação é do Governo do Estado, produtores rurais e de associações afins e isso foi apresentado em uma reuniào com o presidente do Incra Rolf Hachbart que determinou ações prioritárias para Mato Grosso", concluiu Neldo.

    Estiveram presentes e participaram da reunião o superintendente do INCRA/MT Willian Sampaio, o presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso Afonso Dalberto, presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso, (FAMATO), Rui Prado, o diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA, o diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Fábio Meirelles, e o deputado federal Carlos Abicalil.

    • Publicações7690
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações103
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mato-grosso-criara-forca-tarefa-para-regularizacao-do-cadastro-rural/2085975

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)