Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Mau hálito em cães pode ser sinal de doenças

    Assim como nos humanos, a saúde bucal dos cães merece uma atenção especial. A alimentação, higiene e o comportamento do animal são fatores que colaboram para saúde da gengiva, língua e dentes. Quando algo não vai bem no organismo do animal, um dos primeiros sinais que o tutor pode perceber pode ser o mau hálito.

    Segundo a veterinária especialista em odontologia canina Mariana Ramos da Silva, os cães de pequeno porte têm maior predisposição a desenvolver doenças na boca. “Essas raças possuem uma extensão bucal pequena e pouco espaço entre os dentes, o que favorece o acumulo de alimentos e as possíveis infecções”, conta a especialista.

    Foi o caso da cachorrinha da raça yorkshire terrier Rosinha, de quatro anos, que apresentou problemas na boca desde quando trocou os dentes de leite. “Os dentes caninos de leite dela não caíram e ficaram muito próximos aos que nasceram em seguida”, conta o bombeiro militar e tutor de Rosinha, Samuel Oliveira, de 36 anos. Com o tempo, Samuel percebeu que a cadela estava ficando com mau hálito e decidiu levá-la ao veterinário. Rosinha foi diagnosticada com gengivite e tártaro.

    Nas primeiras consultas com a veterinária, a cachorrinha já apresentava alterações no humor e diminuição da alimentação. Rosinha teve então os dentes de leite extraídos e passou por um tratamento com antibiótico e anti-inflamatório para curar as infecções. Depois de tratada, a veterinária Mariana Ramos sugeriu que Samuel passasse a escovar os dentes da cadela diariamente para prevenir o surgimento de outras doenças na região.

    De acordo com a profissional, a doença bucal mais frequente em cães é a periodontite, que é uma inflamação iniciada na gengiva que pode ser transportada para os tecidos de suporte de periodonto (maxilar ou mandíbula). Segundo a Associação Americana de Medicina Veterinária, essa doença acomete 83% dos cães e gatos com mais de três anos. Outro problema bastante recorrente é a fratura de dentes causada pelo hábito de dar ossos para o cão morder e roer, o que pode deixar a boca mais exposta a infecções. Além disso, a boca é um dos lugares mais oportunos ao surgimento de tumores nos cães e também é onde mais ocorrem casos de câncer.

    Dicas para melhorar a saúde bucal dos cães:

    1. O cão deve ter os dentes escovados diariamente;

    2. Ofereça recompensas, como petiscos, passeios e brinquedos, sempre que o cão permitir o contato e escovação.

    3. Opte por alimentos secos, como rações e petiscos, já que favorecem o não acumulo de placas de alimento nos dentes;

    4. Leve o seu cachorro para fazer a prevenção periodicamente. A visita ao veterinário deve ser feita a cada seis meses, caso o cão seja de pequeno ou médio porte. Se for de grande, uma vez a cada ano é suficiente.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mau-halito-em-caes-pode-ser-sinal-de-doencas/159438433

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)