Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Maus-tratos em Hollywood: Lista de filmes que exploraram e abusaram de animais

    Por Rafaela Pietra | Redação ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais

    A repercussão sobre o caso do cão que foi maltratado durante as filmagens do filme “Quatro vidas de um cachorro” gerou indignação em ativistas, protetores e amantes dos animais por todo o mundo. Mas, não é segredo que várias produções de Hollywood exploram animais.

    Os sets de filmagem são, muitas vezes, locais de tortura onde animais são maltratados, feridos e até mesmo mortos. Uma lista, compilada pelo programa de investigação “The Fifth Estate“, do Canadá, mostra como filmes históricos chegaram ao limite da crueldade ao explorar animais para entreter o público.

    Produções de Hollywood que abusaram de animais Rat Killing

    Ano: 1894

    O filme, produzido pelos cineastas de Thomas Edison, mostra um cão, da raça Fox Terrier, dilacerando ratos.

    Electrocuting an Elephant

    Ano: 1903

    (CUIDADO, CENAS FORTES)

    Em mais uma obra de cineastas de Thomas Edison, um elefante é eletrocutado. A cena mostra a punição dada ao animal, chamado Topsy, que teria matado sua treinadora depois de ser alimentado com um cigarro aceso.

    Tarzan of the Apes

    Ano: 1918

    O primeiro Tarzan de Hollywood, Elmo Lincoln, matou o leão real após asfixiar uma leoa. Na cena, o animal é esfaqueado até a morte e depois degolado. Muitos outros animais foram explorados pela produção do filme.

    Ben Hur

    Ano: 1925

    Muitos cavalos foram mortos durante as filmagens de Ben Hur, em 1925. A maioria dos animais morreu durante a as gravações da corrida de carroças, uma cena clássica do filme.

    The Silent Enemy

    Ano: 1930

    Um leão da montanha e um urso são forçados a lutar. Os animais passaram vários dias presos em jaulas e sem receber qualquer alimento. Na cena, os animais disputam uma carcaça de veado.

    Trader Horn

    Ano: 1931

    Leões foram deixados sem alimento para gravar uma cena onde perseguiam hienas, macacos e um veado. Os animais estavam presos em uma cerca para não conseguiram escapar. As filmagens foram feitas no México para evitar que o filme sofresse qualquer ação pelas leis de proteção dos animais.

    The Charge of the Light Brigade

    Ano: 1936

    Cerca de 25 cavalos morreram durante as filmagens do filme. Durante a cena da batalha, a brutalidade chegou a chamar a atenção do congresso americano que, pela primeira vez, debateu a crueldade contra animais explorados em filmes.

    Jesse James

    Ano: 1939

    O filme “Jesse James”, lançado em 1939, foi o responsável pela morte de um cavalo, atirado de um penhasco com mais de 20 metros em direção a um rio. A cena continua, como se o cavalo em questão tivesse sobrevivido à queda. A cena foi fundamental para que a American Humane Association começasse a supervisionar a segurança e o conforto dos animais utilizados em filmagens.

    Apocalypse Now

    Ano: 1979

    Durante as filmagens, um boi foi cortado a meio. A cena retrata um ritual de sacrifício realizado por uma tribo.

    Heaven’s Gate

    Ano: 1980

    Quatro cavalos foram mortos durante as filmagens de Heaven’s Gate. Um deles foi morto por explosivos, detonados entre suas patas.

    Reds

    Ano: 1981

    Muitos cavalos foram atirados ao chão com violência durante a encenação de uma cena de corrida.

    The Heart of the Stag

    Ano: 1984

    Um veado teve sua cabeça decepada após morrer de estresse durante as filmagens. A produção decidiu utilizar a cabeça para encenar a luta entre o ator e o animal para não prejudicar o desenvolvimento do filme.

    Project X

    Ano: 1988

    Chimpanzés foram cruelmente abusados durante as filmagens de Project X. A American Humane Association chegou a iniciar uma investigação das denúncias, mas tudo foi interrompido sem um motivo aparente e antes de qualquer conclusão.

    Rambo 3

    Ano: 1988

    Fios foram usados para derrubar cavalos durante as cenas de corrida.

    The Thirteenth Warrior

    Ano: 1999

    Dois cavalos foram feridos durante a produção do filme. Um dos cavalos foi morto depois de um fio ter cortado o tendão de uma das suas patas.

    Manderlay

    Ano: 2005

    Um burro foi morto durante a filmagem de uma cena dramática. O ator John C Reilly chegou a abandonar o filme em protesto pelo assassinato do animal. Por fim, a cena foi retirada. Na época, Peter Aalbaek Jensen, da Zentropa Entertainments, chegou a reclamar da atitude do ator: “Sinceramente, tenho de sorrir ante esse problema ético de um ator, quando no mundo se matam centenas de milhões de animais por dia, sem que ninguém se comova”, declarou à AFP.

    Flicka

    Ano: 200g

    Durante uma cena que registrava uma corrida de cavalos selvagens, um animal morreu pisoteado.

    Nota da Redação: Animais explorados para entretenimento humano, seja em filmes, eventos ou atrações, são vítimas constantes de abusos e maus-tratos. O mínimo que podemos fazer para não alimentar esse tipo de violência é não consumir ou financiar nada que advenha da exploração e do sofrimento dos animais.

    Comments

    comments

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6501
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maus-tratos-em-hollywood-lista-de-filmes-que-exploraram-e-abusaram-de-animais/420317614

    Informações relacionadas

    Filme nacional “Mundo Cão” aborda o tema de maus-tratos e sacrifícios de animais

    Relembre outros casos de maus-tratos a animais que aconteceram no país

    Camila Vaz, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    A "cena da manteiga" não é arte, é crime

    Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
    Artigoshá 6 anos

    Maus-tratos a animais em filmes

    Saiba os 5 motivos que fazem do zoológico um ambiente de tortura

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    se Hollywood pensa que não percebemos os maus tratos com os animais principalmente os cavalos durante os filmes estão muito enganados , eu sempre notei que os animais ficam feridos e mortos nessas filmagens.o mais triste de tudo isso é os atores renomeados e famosos só se importa c a fama e seu dinheiro.bando de medíocres cruéis.e uma pena k a tecnologia esteja ajudando pouco nisso.esperamos que isso acabe.obrigado continuar lendo