Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Medidas de segurança são atendidos em Porto Velho

    há 10 anos

    Durante a décima edição do projeto "Resgate Social dos Apenados em Rondônia - Ressoar, uma prática da Justiça Itinerante em Execução Penal", trinta pacientes que se encontram internados por "medidas de segurança" foram atendidos na Associação Acuda, em Porto Velho (RO), por uma equipe de psicólogos e assistentes sociais do TJRO e Secretaria Estadual de Saúde - Sesau. O trabalho, acompanhado pela juíza Kerley Regina Ferreira de Arruda Alcântara, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública, teve por objetivo avaliar o quadro clínico e, consequentemente, promover a desinternação destes pacientes com transtornos mentais em conflito com a lei.

    Antes de iniciar as audiências, a VEP e o Conselho da Comunidade promoveram um café da manhã para os internados e seus familiares. Na oportunidade a magistrada fez uso da palavra e destacou a importância da família neste momento, isso porque, os pacientes, mesmo após serem reintegrados ao seio familiar, precisam de cuidados, principalmente na continuidade do tratamento. "Eu acredito no propósito que Deus dar a cada um de nós e que, independentemente do obstáculo a ser enfrentado, é preciso encará-lo com afinco, dedicação e especialmente na convicção de que dias melhores virão. Estes homens precisam da ajuda de vocês e ao recebê-los, tentem fazer o máximo por eles".

    Kerley Regina disse ainda que o acolhimento é fundamental neste tipo de tratamento e que, apesar do fardo ser pesado, devemos lembrar que, são seres humanos. "Aqui, existem alguns pacientes aptos a reintegração, porém, seus familiares não apareceram em nenhum momento do tratamento. Diante deste cenário lamentável, estamos encampando uma campanha para tentar localizá-los, pois prefiro acreditar que eles não sabem da existência do seu ente querido, por achar que esteja morto ou desaparecido", pontuou.

    Passíveis de desinternação

    Dos 30 pacientes, 8 encontram-se com possibilidades de serem desinternados. São eles: Adalberto Pereira da Rocha, de Nova Brasilândia (RO), Edilton Fernandes dos Santos (Porto Velho), Manoel Joaquim de Souza (Alta Floresta), Manoel Messias da Silva (São Miguel do Guaporé), Rivaldavis da Silva (Machadinho), Alexandro dos Santos (Porto Velho), Dauri Pereira (Ariquemes) e Saimon de Souza Maciel (Manaus/AM).

    O que são as Medidas de Segurança

    São medidas aplicadas aos inimputáveis e semi-imputáveis que cometem um delito penal com internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico e, na falta desse, em outro estabelecimento adequado ou sujeição a tratamento ambulatorial.

    Clique aqui para ver os pacientes

    Assessoria de Comunicação Institucional

    • Publicações4072
    • Seguidores95
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações217
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/medidas-de-seguranca-sao-atendidos-em-porto-velho/112119497

    Informações relacionadas

    Ministério Público Federal
    Notíciashá 8 anos

    MPF visita quatro unidades prisionais de Porto Velho (RO)

    Conselho Nacional de Justiça
    Notíciashá 10 anos

    Relatório do CNJ cobra providências para frear mortes no Presídio Urso Branco/RO

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)