Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Megaoperação da Receita Federal fiscaliza comércio ilícito em São Paulo

    Operação “Setembro” é a maior já deflagrada pelo Órgão no estado de São Paulo para combater a venda de produtos introduzidos ilegalmente no País

    Publicado por Receita Federal
    há 7 anos

    A Receita Federal deflagou na manhã desta segunda-feira, 11 de setembro, na cidade de São Paulo, a Operação “Setembro”. A ação faz parte da cooperação entre a Receita Federal, Ministério Público Federal, a Prefeitura Municipal e a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo.

    A ação se dá em cumprimento a mandado de busca e apreensão, que foi expedido pela Justiça Federal atendendo pedido de iniciativa da Receita Federal em conjunto com a Procuradoria da República em São Paulo.

    A operação acontece na região central da capital paulista, que é hoje um dos principais polos de comércio de mercadorias irregulares, fruto de contrabando, descaminho e falsificação.
    Dessa região saem mercadorias irregulares que abastecem todo o Brasil, gerando um prejuízo de bilhões de reais por ano com sonegação. Além do aspecto fiscal, há também reflexos em outros crimes como lavagem de dinheiro, corrupção, escravidão e até danos à saúde pública. Outro aspecto nocivo é a concorrência desleal, que gera desemprego e instabilidade no ambiente de negócios do País.

    “Setembro” deverá ser a maior operação já deflagrada pela Receita Federal com objetivo de coibir esses crimes. A expectativa é que a ação dure até o final do mês de setembro e que sejam fiscalizadas cerca de 900 lojas.

    A Receita Federal estima que serão apreendidas mais de 800 toneladas de mercadorias irregulares. Se a estimativa for confirmada, o valor das apreensões deve atingir a marca de R$ 300 milhões.

    Simultaneamente, a Prefeitura de São Paulo realiza a fiscalização da condição de funcionamento dos estabelecimentos, do ponto de vista de alvarás, segurança e outros aspectos. Aqueles que estiverem irregulares poderão ser interditados.

    Participam da ação 25 auditores-fiscais e 80 analistas-tributários da Receita Federal, além de 100 guardas civis metropolitanos.

    Será concedida coletiva de imprensa às 10h, na sede do Ministério da Fazenda em São Paulo, com a participação de representantes da Receita Federal, da Prefeitura de São Paulo e do Ministério Público Federal.

    Serviço – Coletiva:
    Data: 11/9 (segunda-feira)
    Horário: 10h
    Local: Edifício-sede do Ministério da Fazenda em São Paulo (Avenida Prestes Maia, 733/sala 301, Luz, São Paulo/SP)
    Importante: Pedimos que a imprensa traga pen drives para que possamos distribuir imagens da operação

    • Publicações3251
    • Seguidores392945
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/megaoperacao-da-receita-federal-fiscaliza-comercio-ilicito-em-sao-paulo/497149392

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)