Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Melhoria dos Processos de Trabalho no TRT de Sergipe

    Diante de novos desafios do Poder Judiciário, os tribunais do país buscam a modernização dos seus mecanismos de gestão como saída para se adequar ao aumento da demanda e limites de lotação de pessoal em diversas áreas. Uma das saídas mais adequadas tem sido a otimização de processos de trabalho que, racionalizando procedimentos e reestruturando unidades, vão garantir qualidade e eficiência às demandas dos usuários internos e externos.

    Na reunião do Planejamento Estratégico Participativo de 2013, a alta direção do TRT sinalizou a necessidade e a oportunidade de se fazer um trabalho de mapeamento de processos das unidades administrativas, com o objetivo de avaliar o desempenho e melhorar a produtividade. Para tanto, contratou-se a Fundação Getúlio Vargas, que mantém um programa, denominado FGV-Projetos, que faz desde o trabalho inicial de levantamento e avaliação da situação atual até os planos de ação para implementação de melhorias. Com esta contratação, além de qualidade técnica excelente, é possível desenvolver um trabalho imparcial e criterioso.

    Os trabalhos se iniciaram em 29/07, com uma reunião de apresentação do escopo, dos objetivos e dos benefícios do projeto. Foram convidados os gestores e os servidores das unidades envolvidas no projeto, dentre elas: Secretaria Geral da Presidência, Diretoria Geral, Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Secretaria Judiciária, Secretaria de Recurso de Revista, Secretaria de Controle Interno, Secretaria de Orçamento, Finanças e Pagamento, Secretaria do Tribunal Pleno e da 1ª Turma, Coordenadoria da 2ª Turma, Coordenadoria de Gestão de Pessoas, Coordenadoria de Apoio Administrativo, Coordenadoria de Atendimento e Protocolo, Coordenadoria de Material e Patrimônio e Juízo Auxiliar de Execução.

    De acordo com o plano de ação definido na contratação, os consultores da FGV visitaram as unidades para entender o funcionamento de cada unidade e identificar as rotinas de trabalho, com vistas à construção do fluxograma das atividades e dos procedimentos operacionais padrão (POP). O resultado dessa etapa foi validado por cada gestor, possibilitando a cada unidade perceber e entender o valor e o alcance do trabalho realizado.

    A reunião de apresentação do relatório final da consultoria está marcada para o dia 04/10 e reunirá gestores e servidores. O produto final apresentará o macro fluxo dos processos de trabalho, a proposta de reestruturação do organograma, o mapa de processos do Tribunal, as oportunidades de melhoria e respectivos planos de ação.

    Clique aqui e conheça os consultores da FGV responsáveis por este valioso trabalho.

    Fotos: Annette Rivas/Ascom TRT20

    Esta notícia foi acessada 26 vezes.

    • Publicações5674
    • Seguidores630273
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/melhoria-dos-processos-de-trabalho-no-trt-de-sergipe/100696958

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)